Rádios RBV

Comércio realiza promoções e horário prolongado para movimentar vendas do Dia dos Pais

Setor espera um incremento em torno de 5% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado

Fonte:
RBV Rádios/FCDL SC

O Dia dos Pais está movimentando o comércio. As cidades da região Meio Oeste, além de promoções diversas, vão estender o horário de atendimento, especialmente no sábado (12). Dessa forma, o setor busca facilitar a vida do consumidor e impulsionar as vendas.

Em Caçador, o comércio fica aberto no sábado (12) até às 15 horas sem fechar ao meio dia. Em Tangará, a CDL informou que o funcionamento do comércio no sábado sábado (12) também é em horário especial. Das 8h30 às 12 horas e das 13h30 às 16 horas. Já em Videira, o atendimento será prolongado até às 16 horas deste sábado (12).

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Videira (CDL) Fernando Fávero fala que o comércio está otimista. Assim, a expetativa é de um incremento de 5% nas vendas em relação à mesma data de 2022.

Estimativas

O Dia dos Pais deve movimentar R$ 26,94 bilhões no comércio em 2023, segundo levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas. Os número de consumidores que pretendem comprar presentes no Dia dos Pais este ano é de 68%. Assim, aproximadamente 110,5 milhões de pessoas devem presentear seus entes queridos no segundo domingo de agosto. Isso representa um aumento numérico de 8,7 milhões na estimativa deste ano, quando comparado ao ano passado.

A pesquisa aponta ainda um crescimento no número de pessoas que pretendem gastar mais em 2023. De acordo com os entrevistados, 36% pretendem gastar mais que em 2022 (com destaque entre os homens), 35% o mesmo valor e 17% querem gastar menos (queda de 9 pontos percentuais frente a 2022, sobretudo as mulheres e classes C/D/E).

Entre aqueles que pretendem gastar mais, 41% desejam comprar presentes melhores, 40% acreditam que os preços dos produtos estão mais altos e 28% querem comprar mais presentes. Todavia, entre aqueles que pretendem gastar menos, 34% querem economizar, 19% estão com o orçamento apertado, 12% citam as incertezas do cenário econômico e 12% vão dividir o valor do presente com outra pessoa.

A pesquisa aponta que o valor médio dos gastos será de R$ 244 ao todo. Os consumidores pretendem comprar, em média, 1,7 presente.

Local de compra

A maioria dos entrevistados (74%) pretende realizar suas compras nos canais físicos, principalmente em shoppings centers (31%), nos shoppings populares (17%) e lojas de departamento (16%). Mas 39% pretendem realizar as compras pela internet, sobretudo em sites (73%), aplicativos (70%) e Instagram (22%).

Entre aqueles que farão as compras em sites e lojas online, 54% utilizarão os sites de varejistas nacionais, 52% de varejistas internacionais, 33% em marketplaces e 31% sites de lojas de departamento.

Oito em cada dez consumidores (76%) pretendem pesquisar preços para economizar antes de fazer as compras do Dia dos Pais. A maioria utilizará sites (72%), shopping (41%) e redes sociais (38%). Para 67% dos entrevistados que fizeram compras na data em 2022, os produtos estão mais caros este ano; 29% acreditam que estão na mesma faixa de preço; e 4% que estão mais baratos.

Forma de pagamento

A grande maioria dos consumidores (76%) pretende pagar o presente à vista, principalmente no PIX (30%) e no dinheiro (24%). Por outro lado, 37% têm intenção de pagar parcelado, com destaque para o cartão de crédito (33%). Em média, serão feitas 4,2 prestações, com crescimento de 0,5 frente a 2022.

O levantamento aponta ainda que 83% pretendem pagar o(s) presente(s) sozinhos, enquanto 13% vão dividir, sendo com irmãos/irmãs (36%), com o cônjuge (25%) e com outros familiares (21%). Entre estes, 31% pretendem dividir o pagamento do(s) presente(s) para dar um presente melhor/mais caro, 28% querem reduzir os gastos e 22% porque os preços estão muito altos.

Entre os entrevistados, 62% pretendem presentear o próprio pai, 19% o esposo, 11% o pai de seus filhos e 9% o sogro.

Presentes mais escolhidos

Assim como no ano passado, as roupas correspondem à maior parte das intenções de compra para a data (52%), seguidas de perfumes e cosméticos (34%), calçados (34%) e acessórios (24%), como meias, cinto, óculos, carteira e relógio.

Quando se trata dos fatores que influenciam no local de compra: 50% destacam o preço, 39% as promoções e descontos, 39% a qualidade dos produtos e 33% o frete grátis.

O principal local de comemoração da data será na própria casa (34%), seguido pela casa do pai (33%) e 10% pretendem almoçar fora.

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