A Ambev registrou uma queda de 8,9% no volume de cervejas vendido no Brasil no segundo trimestre de 2025. O total foi de 20,042 milhรตes de hectolitros, comparado ao mesmo perรญodo de 2024. Esse recuo ocorreu devido ao enfraquecimento do segmento de cervejas populares, especialmente em junho, com o clima desfavorรกvel afetando regiรตes importantes para consumo.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTรCIAS
Relatรณrios do Valor jรก indicavam descidas nos volumes da Ambev. A concorrente Heineken segurou reajustes de preรงo por trรชs meses e conquistou mais participaรงรฃo no volume. Analistas esperavam um recuo entre 2% e 2,9%, mas o resultado foi mais negativo.
O balanรงo geral da AB InBev tambรฉm refletiu esses resultados. As aรงรตes da empresa caรญram no dia da divulgaรงรฃo.
A Ambev atribuiu a menor demanda a indรบstrias mais fracas. โTemperaturas mais baixas afetaram negativamente ocasiรตes importantes de consumo, especialmente nas regiรตes Sul e Sudeste โ que representam quase 60% da indรบstriaโ, relatou a empresa.
Veja tambรฉm
Santa Catarina registra 14 casos de stalking por dia contra mulheres
Tarifas de Trump: o que sรฃo, quem paga e como afetam a economia brasileira
Junho foi responsรกvel por mais de 60% da perda de volume do trimestre.
Apesar da queda no volume, a receita lรญquida por hectolitro (ROL/hl) cresceu 6,2%, impulsionada por uma gestรฃo eficaz de receita e por mix de marcas mais valorizadas.
O custo por hectolitro (CPV/hl), excluindo depreciaรงรฃo e marketplace, subiu 6,7%, pressionado por cรขmbio e alta de commodities, mas parcialmente aliviado por medidas de eficiรชncia.
O EBITDA ajustado subiu 2,7%, alcanรงando R$โฏ2,868 bilhรตes. A empresa afirmou que suas estratรฉgias posicionaram o grupo de modo robusto para enfrentar os โventos contrรกrios de custo no segundo semestreโ.
Marcas premium e sem รกlcool
As marcas premium e super premium tiveram avanรงo de cerca de 15%, com destaque para Corona, Original e Stella Artois.
A categoria โbalanced choicesโ tambรฉm avanรงou: cervejas sem รกlcool cresceram 15%, Stella Pure Gold dobrou e jรก representa cerca de 30% do volume de Stella Artois. Michelob Ultra apresentou crescimento de aproximadamente 60%.
No trimestre, o volume total da Ambev caiu 4,5%, para 39,569 milhรตes de hectolitros. A receita lรญquida somou R$โฏ20,090 bilhรตes, alta de 3,4%, e o lucro lรญquido alcanรงou R$โฏ2,790 bilhรตes, crescimento de 13,8%.