Conta de luz fica ainda mais cara em agosto com bandeira vermelha nível 2

Em julho, a energia elétrica residencial já subiu 3,01% no índice de preços ao consumidor

A partir de agosto de 2025, os consumidores brasileiros enfrentarão um aumento significativo na conta de luz. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que a bandeira tarifária será vermelha no patamar 2, o que implica um custo adicional de R$ 7,87 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Este é o nível mais elevado da bandeira tarifária desde outubro de 2024.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A decisão da Aneel foi motivada por afluências abaixo da média nas principais regiões hidrelétricas do país, o que resultou em uma redução na geração de energia por essas fontes.

Publicidade

Consequentemente, houve a necessidade de acionar usinas termelétricas, que possuem custo de operação mais elevado, impactando diretamente os custos de geração de energia elétrica.

Esse aumento na conta da energia já refletiu no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) de julho, no qual a energia elétrica residencial apresentou alta de 3,01%, sendo o subitem com maior impacto positivo no índice, com 0,12 ponto percentual.

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado em 2015 para indicar aos consumidores os custos da geração de energia no Brasil. Ele reflete o custo variável da produção de energia, considerando fatores como a disponibilidade de recursos hídricos, o avanço das fontes renováveis, bem como o acionamento de fontes de geração mais caras, como as termelétricas.

Com a implementação da bandeira vermelha patamar 2, os consumidores devem estar atentos ao consumo de energia elétrica, para não levarem um susto na conta de luz. Medidas de economia podem ajudar a reduzir o impacto financeiro dessa tarifa mais elevada.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações ND Mais

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Radares de velocidade média começam a ser testados em oito estados brasileiros

A Superintendência de Infraestrutura Rodoviária autorizou testes de radares que medem velocidade média em rodovias de oito estados.

Quarta-feira terá sol, frio e chance de geada em SC

Santa Catarina terá uma melhora significativa nas condições do...

Conab estima safra brasileira de grãos em 361,7 milhões de toneladas

A produção brasileira de grãos na safra 2025/26 deve...

HEMOSC reforça chamado por doadores de sangue O+ e O-

O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina...

BRK adia obras de esgotamento na Rua Moacir Sampaio em Caçador

A BRK informou o adiamento das obras de implantação...

Montanha-russa Star Mountain se despede após 30 anos no Beto Carrero

A Star Mountain, primeira montanha-russa instalada no Beto Carrero...

Influencer catarinense é uma das visitantes de A Fazenda 18

A influenciadora digital e modelo catarinense Ana Bruna Ávila,...