A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira (29) a aplicação da bandeira tarifária verde para o mês de dezembro. Isso resultará em contas de luz mais baratas no último mês do ano. A medida acontece após a bandeira amarela em novembro, que adicionava R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
A decisão foi tomada devido às chuvas recentes, que aliviaram o sistema de geração de energia. Com a melhora nos níveis das hidrelétricas, a demanda por termelétricas, mais caras, foi reduzida.
Essa é a primeira vez que a bandeira verde é aplicada desde agosto.
O período de seca enfrentado pelo setor elétrico ao longo da segunda metade do ano levou à aplicação da bandeira vermelha, patamar 1, em setembro.
Em outubro, a cobrança subiu para o patamar 2, o nível mais alto de cobrança. No entanto, em novembro, a bandeira amarela trouxe um alívio para os consumidores.
Veja também
A Estrela Solitária brilha e conquista a América
Prazo para justificar ausência no 1º turno termina na próxima semana
De acordo com Sandoval Feitosa, diretor-geral da Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias é uma maneira de promover o consumo eficiente e informar a sociedade sobre os custos da energia.
Nos últimos meses, a alta das contas de luz gerou preocupação, principalmente pela pressão sobre a inflação.
A bandeira verde de dezembro traz um alívio para a economia, especialmente ao evitar o impacto sobre o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que se aproximava do limite superior da meta de inflação do Banco Central.
Nossas Redes Sociais