Foto: Canva
Famílias e empresas catarinenses podem pagar R$ 12,81 a mais por mês na conta de luz caso o Congresso Nacional derrube os vetos presidenciais ao projeto de lei das eólicas offshore, que trata da geração de energia em alto-mar. O alerta foi feito pelo Grupo Equilíbrio, formado por 17 entidades do setor elétrico e produtivo do Brasil.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
O impacto seria duradouro: um aumento médio de 9% na tarifa de energia por 25 anos, com reajustes anuais pela inflação. Isso não só encareceria a conta de luz como também afetaria o custo de produtos e serviços, aumentando o peso no orçamento das famílias catarinenses.
O projeto de lei foi aprovado em 2024 com o objetivo de regulamentar a energia eólica no mar, mas recebeu “jabutis” durante a tramitação — dispositivos sem relação direta com o tema principal, que favorecem outras fontes como termelétricas a carvão, pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) e usinas solares. Essas alterações, segundo o grupo, podem gerar um custo extra de R$ 545 bilhões até 2050.
Veja também
Carne suína e frango impulsionam exportações de Santa Catarina em 2024
Supermercados defendem contratação por hora para ampliar oportunidades e atrair trabalhadores
“O consumidor de energia não pode pagar essa conta. Esses jabutis criam subsídios que beneficiam grupos específicos, mas aumentam a conta de luz de toda a população brasileira, especialmente a mais pobre”, afirmou Marcos Madureira, presidente da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee).
A discussão deve retornar à pauta do Congresso nas próximas semanas. Caso os parlamentares de Santa Catarina optem por derrubar os vetos, estarão contribuindo diretamente para o aumento da conta de luz dos próprios eleitores.
Nossas Redes Sociais
Na tarde de terça-feira (13), um grave acidente ocorreu em Seara, no Oeste de Santa…
O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE-SC) suspendeu cautelarmente a licitação da Prefeitura de…
Videira poderá ter uma nova data no calendário oficial: o Dia do Futebol Amador, a…
Na manhã desta terça-feira (13), a Polícia Militar prendeu um homem de 32 anos após…
A maneira como organizamos os móveis da casa pode impactar mais do que o visual…
Em ambientes internos, as plantas costumam ser associadas à vitalidade, à estética e à purificação…
This website uses cookies.