Santa Catarina alcançou um crescimento expressivo de 275% no envio de pacotes nacionais por e-commerce no segundo trimestre de 2025. Esse avanço envolve empresas de todos os portes: pequenos, médios e grandes negócios, e representa o maior índice do país em relação ao mesmo período do ano anterior. Esses dados fazem parte da segunda edição do “Mapa da Logística”, pesquisa realizada pela Loggi, que detalha tendências e volumes de entregas em todo o Brasil.
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Em seguida, aparecem os estados do Rio Grande do Sul, com aumento de 175% na emissão de pacotes, Goiás (167%), Espírito Santo (124%) e Minas Gerais (45%).
Santa Catarina também se destacou como vice-líder no envio de pacotes realizados por pequenas e médias empresas (PMEs), que responderam por 16% das remessas — mais que o dobro das grandes marcas, que somaram 6,5%.
O levantamento mostra que os empreendedores catarinenses têm se destacado no mercado nacional, não apenas pela presença em diversas regiões, mas também pelo crescimento do volume de envios, pelo valor agregado dos produtos e pela adoção de modelos logísticos mais eficientes e acessíveis.
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Os produtos mais comercializados no Sul do Brasil neste período incluem
- cosméticos e perfumaria,
- serviços financeiros,
- jogos e brinquedos,
- além de itens de livrarias.
As datas comemorativas, como Dia das Mães e Dia dos Namorados, impulsionaram 32% das vendas e entregas no trimestre.
O “Mapa da Logística” da Loggi, lançado em 2025, apresenta dados detalhados de envios e entregas em território nacional.
Nesta edição, foram analisados mais de 16 milhões de pacotes, enviados por 21 mil empresas em mais de 5 mil municípios das cinco regiões do Brasil.