Com mais de cinco décadas de história e atuação destacada, a Facisc – Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina segue firme no fortalecimento do setor produtivo catarinense. A entidade é reconhecida como o maior sistema empresarial voluntário do estado e uma das principais redes associativistas do país.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Fundada oficialmente há 54 anos, com origens que remontam a 1901, a Facisc congrega atualmente 149 associações empresariais, incluindo a ACIAV, representando mais de 46 mil empresas dos mais variados segmentos e tamanhos. A rede se consolida como um elo entre empresários e soluções coletivas.
“Se tem CNPJ, a Facisc representa. A nossa missão é estar ao lado de todas as empresas, de todos os portes e setores. Defendemos suas pautas e fortalecemos o associativismo em cada canto de Santa Catarina”, afirma o presidente da entidade, Elson Otto.
Com presença consolidada em todas as regiões, a Facisc possui uma estrutura de mais de 3 mil voluntários ativos e 800 profissionais, distribuídos em associações que alcançam 268 municípios – o que representa 91% do estado. Além disso, conta com associados em 292 cidades, cobrindo 97% do território catarinense.
Veja também
Venha celebrar os 76 anos da Rádio Videira com música, cuca e arte
Investimento municipal traz pavimentação e redes de água ao Bairro Carboni
A entidade atua em setores estratégicos como indústria, comércio, serviços, turismo e agronegócio, conectando forças regionais para construir um ambiente de negócios mais competitivo e sustentável.
Voz Única
Entre seus projetos de destaque está o Voz Única, que transforma as demandas locais em uma agenda estadual com acompanhamento da atuação do poder público.
O programa Empreender, por sua vez, impulsiona micro e pequenas empresas por meio de núcleos setoriais que promovem inovação e colaboração.
Programa Geração Empreendedora
Na área educacional, a Facisc lidera o Programa Geração Empreendedora, que incentiva jovens a explorar o universo do empreendedorismo e a importância do associativismo para o desenvolvimento econômico regional.
Em defesa ao empresário catarinense
Na atuação institucional, a Facisc defende pautas como tributação justa, infraestrutura logística (rodovias, portos, aeroportos e ferrovias), segurança pública, sustentabilidade, educação de qualidade, inovação tecnológica e negócios internacionais.
Recentemente, posicionou-se contra o impacto do “tarifaço” em Santa Catarina, e reforçou a necessidade urgente de uma reforma tributária equilibrada e que preserve a competitividade empresarial.
Ponte entre empresários
Muito mais do que uma federação, a Facisc é uma ponte entre empresários, entidades e sociedade. Um símbolo de união e de propósito coletivo.
“Quando a sociedade cresce com propósito, cresce com a marca do associativismo. Cresce com a presença das associações empresariais e da Facisc”, finaliza Otto.