A Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) lançou, nesta quinta-feira (18), a campanha “Aí me representa”. A iniciativa reforça a importância da representatividade empresarial em todo o estado. Composta por 149 associações empresariais (ACIs) e mais de 46 mil empresas associadas, a Facisc é o maior sistema empresarial organizado em Santa Catarina. Além disso, é um dos maiores sistemas associativistas do Brasil.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
“Se tem CNPJ, a Facisc representa. A nossa missão é estar ao lado de todas as empresas, de todos os portes e setores. Defendemos suas pautas e fortalecemos o associativismo em cada canto de Santa Catarina”, ressalta o presidente da Facisc, Elson Otto.
Presente em todas as regiões catarinenses, a Facisc possui uma capilaridade única. São mais de 3 mil voluntários mobilizados, organizados em associações que atuam em 91% dos municípios do estado, o equivalente a 268 cidades atendidas por ACIs.
A entidade alcança associados em 97% do território estadual, cobrindo 292 municípios.
Veja também
Brasil bate recordes na produção de leite e mel; Sul se destaca na produtividade
Copom mantém Selic em 15% e Brasil segue com 2º maior juro real
A campanha “Aí me representa” destaca o papel fundamental das associações empresariais em cada localidade. Além de defender os interesses dos empresários, elas são protagonistas do desenvolvimento regional.
Levar demandas ao poder público, fomentar projetos coletivos e fortalecer o ambiente de negócios são ações constantes.
“Quando um empresário diz ‘Aí me representa’, ele reconhece que sua associação está na linha de frente das conquistas que transformam sua cidade e o estado. Essa força coletiva é o que torna o associativismo catarinense um modelo de sucesso”, afirma Elson Otto.
Representatividade que gera conquistas para Santa Catarina
Com mais de 50 anos de atuação, a Facisc e suas associações conquistaram avanços importantes para o setor produtivo e para a sociedade do estado. Entre as principais áreas de atuação estão:
- Infraestrutura: participação ativa na cobrança e acompanhamento de obras rodoviárias, portuárias, ferroviárias e aeroportuárias essenciais para a competitividade do estado.
- Saúde: envolvimento em campanhas por mais investimentos na rede hospitalar, ampliação de leitos e fortalecimento do atendimento regionalizado.
- Segurança pública: apoio a políticas que garantem a segurança em nível regional e estadual.
- Tributação e ambiente de negócios: defesa da simplificação tributária, redução da carga e criação de programas que apoiam micro e pequenas empresas.
- Educação, inovação e sustentabilidade: incentivo a projetos de economia verde, digitalização e fomento ao empreendedorismo jovem e feminino.
- Formação de lideranças: criação e fortalecimento de núcleos empresariais e do movimento de jovens empreendedores, garantindo renovação constante.
- Agronegócio, habitação, turismo e negócios internacionais: defesa de políticas públicas que ampliam a competitividade catarinense.
Essas ações mostram que a representatividade da Facisc vai muito além das empresas. Impactam diretamente o cotidiano das comunidades, contribuindo para o crescimento equilibrado das regiões.
Um exemplo emblemático é o programa estadual Voz Única, que unifica as necessidades de cada região a partir da visão empresarial. O programa destaca prioridades para o desenvolvimento socioeconômico e monitora a atuação do poder público para atender essas demandas.
“O Voz Única é a força do associativismo que gera impacto real na sociedade. Quando vemos uma obra que queríamos muito na nossa região, como uma estrada, uma ponte ou mais vagas no hospital, pode ter certeza que a associação da tua cidade teve papel importante para que isso acontecesse”, reforça o presidente Elson.
Campanha aproxima empresários e fortalece associativismo
A campanha “Aí me representa” busca aproximar ainda mais os empresários das suas associações. Também quer atrair quem ainda não faz parte desse movimento. Para quem já integra o sistema, a campanha reforça o orgulho de ser representado. Para quem ainda não participa, é um convite a entrar numa rede que conecta empresas, pessoas e comunidades em um mesmo propósito: fortalecer Santa Catarina.
“A representatividade que a Facisc exerce vem das associações que estão em cada município, ouvindo os empresários, defendendo suas bandeiras e trazendo resultados reais. É isso que o ‘Aí me representa’ quer mostrar: a força de uma rede que faz a diferença na vida de todos os catarinenses”, conclui Elson Otto.
As associações empresariais atuam como a presença ativa da Facisc em cada cidade. Elas ouvem, mobilizam e defendem os empresários localmente. Também articulam soluções junto ao poder público e à sociedade. Pautas importantes como infraestrutura, saúde, tributação, inovação e sustentabilidade avançam com legitimidade e resultados concretos.
Entre as conquistas recentes, destacam-se avanços em obras logísticas, participação em discussões tributárias para um ambiente empresarial mais justo, apoio à expansão de hospitais regionais, incentivo a projetos de inovação, formação de novas lideranças e fortalecimento do associativismo jovem.
Um movimento que gera pertencimento e futuro
“Aí me representa” nasce para reafirmar o orgulho de fazer parte desse sistema. Para os associados, é o convite para reconhecer-se como protagonistas da história. Para novos interessados, é a chance de integrar mais de 46 mil empresas e conquistar voz, apoio e representatividade verdadeira.
“A FACISC é feita de gente que acredita em gente. É a força de cada associação que, unida, constrói o futuro de todo o estado. Isso é representatividade. Isso é o ‘Aí me representa’”, finaliza Elson Otto.