Ícone do site PortalRBV

Ferrovias de SC transportaram mais de 6 milhões de toneladas em 2025

Ferrovias de SC transportaram mais de 6 milhões de toneladas em 2025

Foto: Divulgação / FTC

O transporte ferroviário em Santa Catarina registrou números expressivos ao longo de 2025, mas ainda revela um grande potencial pouco explorado. De acordo com dados consolidados pela Diretoria de Modais de Transporte e pela Gerência de Ferrovias da Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), com base em informações da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), as ferrovias que cruzam o território catarinense movimentaram 6.172.708 toneladas de cargas ao longo do ano passado.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Desse total, cerca de 3,08 milhões de toneladas foram transportadas pela Ferrovia Tereza Cristina (FTC), principalmente carvão mineral destinado à termelétrica Jorge Lacerda e cargas conteinerizadas com destino ao Porto de Imbituba.

Já a concessionária Rumo Logística respondeu por outros 3,08 milhões de toneladas, com destaque para granéis sólidos agrícolas, como soja e milho, que seguem majoritariamente para o Porto de São Francisco do Sul.

Potencial ferroviário ainda subutilizado em SC

Apesar dos números positivos, o governo estadual avalia que o sistema ferroviário catarinense opera muito abaixo de sua capacidade. Segundo o secretário da SPAF, Beto Martins, a discussão sobre o futuro das ferrovias precisa ganhar força no cenário nacional.

“Nós percebemos ano a ano que o potencial das ferrovias vem sendo subutilizado. Motivados pelo governador Jorginho Mello, estamos liderando um movimento dos estados do Codesul para que tenhamos espaço na discussão nacional sobre o tema, sobre a renovação da atual concessão e sobre os futuros investimentos. O setor produtivo aguarda por uma solução para que este modal seja uma alternativa ao desenvolvimento logístico”, destaca.

Em 2025, dois produtos concentraram mais de 76% de toda a carga ferroviária transportada no estado.

O carvão mineral liderou, com aproximadamente 2,5 milhões de toneladas, seguido pela soja, com 2,1 milhões de toneladas.

O milho também teve participação relevante, somando 853 mil toneladas, enquanto as cargas conteinerizadas alcançaram 566,6 mil toneladas.

Além disso, outros produtos como fertilizantes, bobinas de aço, combustíveis, cloreto de potássio e ureia também integraram a movimentação ferroviária.

Porto de Imbituba se destaca no uso da ferrovia

Um dos grandes destaques do ano foi o desempenho da Ferrovia Tereza Cristina no transporte de contêineres. Somente em 2025, mais de 560 mil toneladas de cargas conteinerizadas seguiram por trilhos até o Porto de Imbituba, representando cerca de 43% de toda a movimentação de contêineres do terminal.

Esse índice coloca Imbituba como o porto brasileiro que, proporcionalmente, mais utiliza a ferrovia para recebimento e expedição de contêineres.

Malha ferroviária catarinense

Atualmente, Santa Catarina conta com 1.373 quilômetros de malha ferroviária instalada, sendo 1.210 km sob concessão da Rumo Logística e 163 km operados pela FTC.

No entanto, apenas 373 quilômetros estão efetivamente em operação, o que corresponde a 26,4% da estrutura existente e apenas 1,69% da malha ferroviária operacional do Brasil.

Para mudar esse cenário, o estado avança em projetos estratégicos, como a futura ferrovia de 319 quilômetros entre Chapecó e Correia Pinto e o trecho de 62 quilômetros ligando Navegantes a Araquari, ambos com previsão de conclusão em 2026.

Além disso, em 2025 foi sancionada a lei que criou o Sistema Ferroviário do Estado de Santa Catarina (SFE-SC), que regulamenta a exploração do transporte ferroviário de cargas e passageiros, permitindo concessões públicas e autorizações privadas, com o Estado atuando como poder concedente.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Sair da versão mobile