O preรงo dos combustรญveis deve ficar mais caros em todos os estados brasileiros a partir de 1ยบ de fevereiro, devido ao reajuste do ICMS (Imposto sobre Circulaรงรฃo de Mercadorias e Serviรงos) sobre a gasolina e o diesel.
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O litro da gasolina sofrerรก um acrรฉscimo de R$ 0,10, passando para R$ 1,47. Jรก o diesel e o biodiesel terรฃo aumento de R$ 0,06 por litro, chegando a R$ 1,12.
O Comsefaz (Comitรช Nacional de Secretรกrios de Fazenda, Finanรงas, Receita ou Tributaรงรฃo dos Estados e do Distrito Federal) avaliou que o reajuste รฉ necessรกrio para promover uma tributaรงรฃo mais justa e garantir um sistema fiscal equilibrado, alinhado ร s flutuaรงรตes do mercado.
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O impacto do aumento do ICMS
O aumento no preรงo da gasolina pode impactar o valor de diversos serviรงos, jรก que os combustรญveis afetam o custo de transporte e logรญstica, contribuindo para a inflaรงรฃo.
Conforme o รบltimo relatรณrio da Abicom (Associaรงรฃo Brasileira dos Importadores de Combustรญveis), a gasolina no mercado interno estรก 8% abaixo da paridade internacional e o diesel, 15%.
Isso acontece porque a Petrobras nรฃo opera mais com base no PPI (Preรงo de Paridade de Importaรงรฃo), um รญndice usado como referรชncia para comparar os preรงos praticados no Brasil com os do mercado global.
A medida foi uma estratรฉgia para conter a inflaรงรฃo e proteger o consumidor brasileiro de oscilaรงรตes internacionais. Contudo, a empresa absorve parte dos impactos econรดmicos, o que pode afetar suas margens de lucro.
Com o aumento do ICMS, a defasagem pode aumentar ainda mais caso a Petrobras nรฃo repasse o impacto integral do imposto aos consumidores. Isso tornaria os preรงos internos ainda mais distantes do mercado internacional, desestimulando importadores.
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