Ícone do site PortalRBV

Governo de Santa Catarina anuncia apoio a exportadores afetados por tarifa dos EUA

Governo de SC anuncia apoio a exportadores afetados por tarifa dos EUA

Foto: Eduardo Valente/Secom-SC/ND

O Governo de Santa Catarina anuncia nesta quarta-feira (13) um pacote emergencial para apoiar exportadores prejudicados pela tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos sobre produtos importados do Brasil.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

O conjunto de medidas — divididas entre ações tributárias e financeiras — busca garantir a manutenção de mais de 70 mil empregos diretamente ligados a indústrias fortemente impactadas pela nova taxação.

O anúncio ocorre em coletiva na sede da FIESC, em Florianópolis, com a presença do governador Jorginho Mello e do presidente da federação, Gilberto Seleme.

Além do pacote, será apresentado um estudo elaborado pela Secretaria de Estado da Fazenda, que embasa a definição das ações emergenciais. O levantamento conta com a participação das secretarias estaduais de Planejamento (Seplan), Indústria, Comércio e Serviço (Sicos), Agricultura (SAPE), Articulação Internacional (SAI), além do BRDE, Badesc e InvestSC.

Segundo o governo, o objetivo é oferecer alívio imediato ao setor produtivo, enquanto se busca diálogo com autoridades federais e norte-americanas para amenizar os efeitos das tarifas.

Exportadores catarinenses antecipam embarques e vendas

As exportações de Santa Catarina para os Estados Unidos — principal parceiro comercial do estado — dispararam em julho, após o anúncio do tarifaço de 50% sobre produtos brasileiros, mas antes da vigência da medida em 6 de agosto.

Segundo análise da FACISC baseada em dados do MDIC, dos 100 produtos mais vendidos aos EUA, metade dobrou as vendas em relação a julho de 2024. A antecipação incluiu até itens isentos e produtos que nunca haviam sido exportados para o mercado americano, como sucos de uva e maçã.

No total, o salto nas exportações envolveu setores que vão do agronegócio à indústria de máquinas e equipamentos, passando por produtos químicos, têxteis e de alto valor agregado.

“Infelizmente, não é motivo de comemoração. É reflexo da incerteza econômica e do impacto que virá nos próximos meses, principalmente para setores não isentos da tarifa”, afirmou Evaldo Niehues Junior, diretor de Relações Internacionais da FACISC.

O levantamento completo, com a lista dos 100 produtos mais exportados, inclui desde obras de carpintaria e motores elétricos até iates, mel e joias.

Veja a lista dos 100 produtos de SC mais vendidos aos EUA

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Sair da versão mobile