Ícone do site PortalRBV

Indústria de SC continua prejudicada mesmo com corte de tarifas dos EUA em produtos brasileiros

Indústria de SC continua prejudicada mesmo com corte de tarifas dos EUA em produtos brasileiros

Fotos: Divulgação

Mesmo com a recente redução de tarifas anunciada pelos Estados Unidos, a indústria de Santa Catarina continua prejudicada. O corte de 40% sobre produtos brasileiros divulgado nesta quinta-feira (20) não inclui produtos industrializados do estado.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A decisão da Casa Branca abrange itens como café, carnes, frutas tropicais, sucos e cacau.

A medida é resultado de negociações diretas entre o presidente norte-americano Donald Trump e o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, iniciadas em uma ligação no dia 6 de outubro, quando ambos concordaram em discutir os entraves comerciais que tensionavam a relação bilateral.

No entanto, a indústria catarinense, que exporta veículos, motores, máquinas e produtos de madeira, não foi contemplada.

Esses itens representam a base das exportações do estado, principalmente para empresas localizadas no Planalto Norte, Alto Vale do Itajaí e Serra.

Mesmo com o tarifaço em vigor desde agosto, as exportações de Santa Catarina cresceram 5% entre janeiro e setembro de 2025, comparado ao mesmo período do ano anterior, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

A Fiesc segue avaliando os impactos da redução parcial, já que Santa Catarina está entre os cinco estados mais afetados pelo tarifaço, sendo o principal no Sul do país.

Em 2024, o estado foi responsável por 41% de toda a madeira exportada para os Estados Unidos.

Na ordem executiva, Trump afirmou que a decisão ocorreu após conversa com Lula, “durante a qual concordamos em iniciar negociações para abordar as questões identificadas no Decreto Executivo 14.323”. As negociações comerciais seguem em andamento.

Lula comentou o avanço durante o Salão do Automóvel em São Paulo: “Eu só queria dizer ao presidente Trump o seguinte: eu vou lhe agradecer só parcialmente, porque eu vou agradecer totalmente quando tudo estiver acordado entre nós”.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Sair da versão mobile