Ícone do site PortalRBV

Indústria e serviços crescem acima da média nacional em SC

Setor de serviços também aumentou mais que a média do país. Bom desempenho segue em linha com o momento positivo da economia catarinense, que avança como destaque nacional – Foto Roberto ZacariasSecomGOVSC

Setor de serviços também aumentou mais que a média do país. Bom desempenho segue em linha com o momento positivo da economia catarinense, que avança como destaque nacional – Foto Roberto ZacariasSecomGOVSC

Santa Catarina segue firme entre os destaques da economia nacional. Dados divulgados nesta sexta-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) confirmam que os setores da indústria e dos serviços do estado mantêm um ritmo de crescimento acima da média do Brasil, impulsionando a geração de empregos e o aumento da renda dos catarinenses.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Na indústria, o desempenho catarinense entre janeiro e maio de 2025 foi expressivo: enquanto a média nacional de crescimento ficou em 1,8%, Santa Catarina atingiu 4,8%. O resultado coloca o estado como o terceiro maior crescimento industrial do país, atrás apenas do Pará (9,6%) e Paraná (5,7%).

De acordo com o secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck, o setor é um símbolo de excelência. “O setor industrial é um orgulho para Santa Catarina, pois produz com qualidade, inovação e competitividade. Nossa produção é reconhecida tanto no Brasil quanto internacionalmente, o que garante um crescimento robusto e consolidado”, afirma.

Os dados do IBGE revelam que os 14 segmentos industriais analisados no estado apresentaram crescimento no acumulado do ano. Os maiores avanços ocorreram na fabricação de produtos de metal, exceto máquinas e equipamentos (19,3%), móveis (10,3%) e minerais não metálicos (9,4%). Outros segmentos estratégicos, como têxteis (4,7%), alimentícios (4,3%) e madeira (2,9%), também cresceram de forma consistente.

No setor de serviços, o cenário é igualmente promissor. O crescimento de 5% em Santa Catarina dobrou a média nacional de 2,5% no mesmo período e garantiu ao estado a sexta posição no ranking brasileiro. Segundo o IBGE, o avanço está diretamente ligado ao aumento do consumo das famílias.

“O avanço no setor de serviços, principalmente os serviços prestados às famílias, mostra que o catarinense está mais disposto a consumir. Isso é reflexo direto da forte geração de emprego e renda, que garante trabalho e salário para o cidadão. Além disso, o bom momento do segmento de transportes mostra o aquecimento da atividade econômica“, destaca Dreveck.

Os serviços prestados às famílias lideram o crescimento com 10,9%, seguidos pelos transportes (7,1%), serviços de informação e comunicação (4,3%) e outros serviços (0,4%). Apenas os serviços profissionais, administrativos e complementares apresentaram recuo, com variação negativa de -1,5%.

Para o governador Jorginho Mello, o bom desempenho é fruto da gestão eficiente e do apoio ao setor produtivo. “O governo tem feito o dever de casa. Garantimos mais investimentos em infraestrutura e energia, além de estimular o empreendedorismo, tirando da frente a burocracia. Isso tudo dá resultado”, afirma.

Com base nos números e nas ações anunciadas, Santa Catarina consolida sua posição como um dos motores da economia brasileira, mostrando que planejamento, investimento e diversidade produtiva são caminhos seguros para o crescimento sustentável.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Sair da versão mobile