INSS anuncia mudanças nas regras de aposentadoria para 2025

Confira o que muda. Professores terão requisitos diferentes

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou, nesta terça-feira (17), mudanças nas regras de cálculo da aposentadoria. As alterações entram em vigor a partir de 2025, seguindo as normas estabelecidas pela Reforma da Previdência de 2019.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A principal mudança ocorre na regra de aposentadoria por tempo de contribuição com transição por idade. A idade mínima será ajustada anualmente, adicionando seis meses por ano, até atingir 62 anos para mulheres e 65 anos para homens.

Publicidade

Detalhes sobre as novas regras

Em 2025, a idade mínima para aposentadoria será de 59 anos para mulheres e 64 anos para homens. O tempo de contribuição necessário permanece inalterado: 30 anos para mulheres e 35 anos para homens.

Pela regra de pontos, que combina idade e tempo de contribuição, será exigida uma pontuação mínima de 92 pontos para mulheres e 102 pontos para homens.

Essa pontuação aumentará gradualmente, chegando a 100 pontos para mulheres e 105 para homens nos anos seguintes.

Regras específicas para professores

As mudanças também impactam a aposentadoria dos professores.

Pela regra de pontos, em 2025, será exigido o somatório de 87 pontos para mulheres e 97 para homens.

O tempo de contribuição mínimo permanece 25 anos para mulheres e 30 anos para homens.

Na regra de idade mínima progressiva, será necessário acrescentar seis meses por ano até atingir 57 anos para mulheres e 60 para homens.

Em 2025, a idade mínima será de 54 anos para mulheres e 59 anos para homens.

Simulação disponível no Meu INSS

Os segurados podem acessar o site ou aplicativo Meu INSS para simular o tempo necessário para a aposentadoria. A ferramenta considera as diferentes regras de idade e contribuição, permitindo ajustes de dados pessoais.

No computador, basta acessar o site meu.inss.gov.br, inserir CPF e senha, e selecionar “Simular Aposentadoria” no menu. No celular, o processo é semelhante após o download do aplicativo disponível para sistemas Android e iOS.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações Metrópoles

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Santa Catarina com tempo instável nesta terça-feira

A passagem de uma frente fria por Santa Catarina...

Pecuária de corte será tema de seminário durante a Expo30 em Arroio Trinta

Produtores rurais, técnicos, estudantes e profissionais ligados ao agronegócio...

8 detalhes que o microempreendedor não pode se esquecer em vendas e negociações

Vender bem não depende apenas de carisma, improviso ou...

Hospital Salvatoriano apresenta projeto de ampliação durante reunião em Arroio Trinta

A direção do Hospital Salvatoriano Divino Salvador, de Videira,...

Instagram Plus chega ao Brasil com assinatura de R$ 10 e recursos exclusivos para usuários

O Instagram passou a oferecer uma nova modalidade de...

Videira Notícias – 08/06/2026

https://www.youtube.com/watch?v=khoc6dLhZ1c

Karatê de Videira conquista quatro medalhas na etapa do Campeonato Catarinense

A equipe da Associação Videirense de Karatê (AVK) voltou...

PRF registra seis mortes e mais de 130 acidentes durante Operação Corpus Christi em SC

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgou nesta segunda-feira (8)...