Economia

Intenção de consumo das famílias em SC é a segunda maior do Brasil

Em agosto, a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) em Santa Catarina alcançou 116,9 pontos, a segunda maior taxa do Brasil, atrás apenas do Amazonas. A pesquisa da Fecomércio/SC mostrou um aumento de 11% em comparação com o mesmo mês do ano passado, marcando o maior valor para agosto nos últimos nove anos.

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A pesquisa revelou que seis dos sete indicadores do ICF cresceram, indicando uma maior satisfação das famílias com a capacidade de consumo atual e futura.

O aumento reflete o otimismo crescente em relação a aspectos como emprego, que subiu 15,9%, e renda, que aumentou 8,5%.

O governador Jorginho Mello atribui esse cenário positivo ao apoio do Governo do Estado ao empreendedorismo e ao crescimento econômico.

“Temos a menor taxa de desemprego do país e estamos recebendo mais investimentos. As famílias catarinenses percebem um ambiente favorável para negócios e, por isso, estão mais dispostas a consumir,” destacou Mello.

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A pesquisa também associou o aumento da intenção de consumo ao crescimento do poder de compra.

Dados do IBGE mostraram que o rendimento médio do catarinense aumentou 6% no segundo trimestre de 2024, passando de R$ 3.367 para R$ 3.569. Além disso, a massa de rendimentos cresceu 10,5%.

Silvio Dreveck, Secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviço, destacou a criação de mais de 107 mil vagas formais entre janeiro e julho.

“A geração de empregos está aquecida, o que estimula a confiança empresarial e beneficia a indústria, o comércio e os serviços,” afirmou Dreveck.

Destaques da Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias

  • Intenção de Consumo das Famílias (ICF): +11,3%
  • Momento Atual do Emprego: +15,9%
  • Momento Atual da Renda: +8,5%
  • Momento para a Compra de Bens Duráveis: +11,9%
  • Perspectiva de Consumo: +9%

Os dados foram apurados pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio/SC), refletindo um cenário econômico favorável para as famílias catarinenses e indicando uma tendência positiva para o consumo.

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Silvia Helena Zatta

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