A partir de agosto, motoristas em Santa Catarina têm uma nova forma de quitar o IPVA com agilidade. Agora, o pagamento do IPVA via PIX está liberado para todos os proprietários de veículos no estado.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
A novidade facilita a rotina dos contribuintes e reduz filas e burocracia. Além disso, a medida também traz uma economia significativa ao governo estadual.
Segundo a Secretaria de Estado da Fazenda (SEF/SC), o uso do PIX pode gerar uma redução anual de até R$ 2,2 milhões em tarifas bancárias.
Conforme detalhado pela SEF/SC em parceria com o Detran de Santa Catarina, outras taxas relacionadas ao veículo também estão incluídas nessa facilidade.
Assim, valores de licenciamento e registro, por exemplo, também podem ser pagos com o PIX.
Como funciona o pagamento do IPVA via PIX?
“Com a nova opção de pagamento, o boleto do IPVA passará a contar com um QR Code que permitirá a quitação do imposto via PIX.
O contribuinte poderá optar por pagamento em cota única ou parcelado em até três vezes, seja via PIX ou pelo tradicional código de barras”, destaca o governo.
Para utilizar o recurso, é obrigatório acessar o Detran Digital (https://servicos.detran.sc.gov.br/login). O login é feito com a conta GOV.BR, o que garante mais segurança e evita fraudes.
Confira o passo a passo para pagar o IPVA com PIX
- Acesse o site oficial do Detran Digital.
- Faça login com sua conta GOV.BR.
- Clique na opção “Veículos”.
- Escolha o veículo cadastrado em seu nome.
- Clique em “Gerar QR Code” para pagamento via PIX.
Verifique os dados: o destinatário será a “Secretaria De Estado Da Fazenda” (CNPJ: 82.951.310/0001-56).
Essa forma de pagamento é válida 24 horas por dia, todos os dias da semana. A compensação do valor é feita em poucos minutos, aumentando a praticidade para quem precisa quitar seus débitos veiculares rapidamente.
Calendário IPVA SC
O pagamento do IPVA continua seguindo o calendário escalonado conforme o final da placa do veículo.
Os contribuintes podem escolher entre a cota única com desconto ou parcelar em até três vezes, como já era feito anteriormente.
