Janeiro começa com bandeira verde na conta de luz

A decisão foi tomada após a manutenção dos níveis dos reservatórios e a menor necessidade de acionamento de usinas termelétricas

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta terça-feira (23) a redução da bandeira tarifária para o patamar verde no mês de janeiro de 2026. Com a decisão, os consumidores brasileiros iniciarão o próximo ano sem cobrança adicional na conta de energia elétrica, aliviando o orçamento das famílias e das empresas logo no primeiro mês.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Na prática, a bandeira verde indica condições favoráveis para a geração de energia no país, o que elimina custos extras nas faturas.

Publicidade

Em dezembro, a Aneel havia adotado a bandeira amarela, que representou um acréscimo de R$ 1,88 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Já em novembro, a situação foi mais crítica, com a vigência da bandeira vermelha patamar 1, que gerou um custo adicional de R$ 4,46 a cada 100 kWh.

O sistema de bandeiras tarifárias funciona como um sinal de alerta ao consumidor sobre o custo real da produção de energia elétrica no Brasil.

Quando a geração fica mais cara, especialmente devido à necessidade de acionamento de usinas termelétricas, que possuem custo elevado, a cobrança extra é aplicada automaticamente na conta de luz.

Segundo a Aneel, apesar de o período chuvoso apresentar volumes abaixo da média histórica, houve estabilidade recente nos níveis dos reservatórios.

“Nesse período chuvoso estamos com chuvas abaixo da média histórica. Contudo, em novembro e dezembro houve no país, de um modo geral, uma manutenção do volume de chuvas e do nível dos reservatórios das usinas, e em janeiro de 2026 não será necessário despachar as usinas termelétricas na mesma quantidade do mês anterior, o que evita a cobrança de custos adicionais na conta de energia do consumidor”, disse a Aneel.

A agência também reforçou que, mesmo em um cenário mais favorável, o consumo consciente segue sendo essencial.

“A Aneel reforça a importância da conscientização e do uso responsável da energia elétrica, mesmo em períodos favoráveis. A economia de energia contribui para a preservação dos recursos naturais e para a sustentabilidade do setor elétrico como um todo”, disse a agência.

De acordo com a Aneel, esta foi a primeira vez desde 2019 que a bandeira amarela foi aplicada no mês de dezembro. Entre setembro de 2021 e abril de 2022, o país enfrentou a bandeira de escassez hídrica, criada em razão das condições hidrológicas severas daquele período.

Atualmente, o sistema prevê quatro níveis de bandeiras: verde, sem custo adicional; amarela, com acréscimo de R$ 18,85 por megawatt-hora; vermelha patamar 1, com R$ 44,63 por megawatt-hora; e vermelha patamar 2, com custo de R$ 78,77 por megawatt-hora consumido.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações G1

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Frio intenso perde força na segunda quinzena de julho

O frio intenso que marcou os últimos dias no...
00:03:37

Menino calça tênis pela primeira vez após tratar a síndrome do pé torto congênito

O pequeno Taylor protagonizou um momento emocionante ao calçar...

Trabalhador supera leucemia e recebe homenagem emocionante

Depois de enfrentar cerca de um ano e meio...

Venezuela intensifica buscas após terremoto com milhares de desaparecidos

A Venezuela chegou neste sábado (27) ao terceiro dia...

Cobalchini fará entrega de R$ 14,7 milhões em emendas para Caçador

No próximo dia 30 de junho, terça-feira, na Câmara...

Brasil x Japão altera atendimento em Caçador na segunda-feira

A partida entre Brasil e Japão, válida pela segunda...

Governo mantém acervo oficial com relatos inusitados de OVNIs no Brasil

Luzes que mudavam de direção, discos luminosos, objetos que...

Frente fria muda o tempo e traz risco de temporais em SC

Depois de dias marcados pelo frio intenso, o tempo...