Maduro recua e suspende tarifas de 77% sobre o Brasil

Venezuela restabelece isenção para produtos com certificado de origem após pressão diplomática liderada por Roraima

A Venezuela voltou atrás na decisão de aplicar tarifas de 77% sobre produtos brasileiros e restabeleceu nesta segunda-feira (28) a isenção de impostos para mercadorias com certificado de origem, conforme previsto em acordo bilateral.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

O recuo ocorre apenas três dias após o anúncio das tarifas, feito na sexta-feira (25), e foi motivado por pressão diplomática e comercial, que alertou para os impactos negativos sobre o comércio transfronteiriço.

Publicidade

A decisão do presidente Nicolás Maduro garante a continuidade das exportações brasileiras para o país vizinho e evita prejuízos diretos a pequenos e médios empresários, principalmente na região Norte.

O governador de Roraima, Antônio Denarium (Progressistas), comemorou a medida e destacou a Venezuela como rota estratégica para a entrada de produtos brasileiros. O recuo foi considerado essencial para manter empregos, arrecadação de impostos e o dinamismo da economia local.

A articulação diplomática foi liderada por Eduardo Ouché, presidente da Câmara Venezuelana de Roraima, que enviou carta à embaixadora do Brasil em Caracas pedindo apoio para reverter a medida. O governo de Roraima também atuou como mediador no processo.

“Agradecemos também o apoio do governo de Roraima, que se colocou à disposição para colaborar na solução desse impasse”, disse Ouché.

A suspensão temporária da isenção havia causado instabilidade no setor comercial, num momento em que as relações entre Brasil e Venezuela já estavam fragilizadas desde que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não reconheceu a reeleição de Maduro em 2024.

Com o restabelecimento da isenção, os laços econômicos e diplomáticos são retomados, garantindo estabilidade às trocas bilaterais e reafirmando a importância da integração regional.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Alessandro Schneider | Portal RBV | com informações ND Mais

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Fezer lança nova máquina e leva mais tecnologia ao setor florestal

A empresa Fezer, de Caçador, apresentou na manhã desta...

Quarta-feira terá frio intenso e geada em Santa Catarina

O tempo segue firme e com temperaturas baixas em...

Videira Notícias – 16/06/2026

https://www.youtube.com/watch?v=4siZSIxvmWw

Motorista de Irani morre após caminhão ser atingido por trem

Um motorista de Irani, no Oeste de Santa Catarina,...

Brasileira vence Mundial de Candy Crush e conquista prêmio de R$ 2,5 milhões

Uma brasileira conquistou destaque internacional ao vencer o principal...

Avó encontra maconha no quarto do neto e chama a PM

Avó encontra maconha no quarto do neto em Caçador...

Hospital Maice e Governo do Estado alinham ações

O Hospital Maice de Caçador recebeu nesta terça-feira (16)...