A abertura de novas empresas em Santa Catarina cresceu 21,4% no primeiro semestre de 2025, impulsionando a economia local e fortalecendo o empreendedorismo. Segundo dados divulgados pela Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc), o número de novos CNPJs saltou de 62,2 mil nos primeiros seis meses de 2024 para 75,5 mil em 2025.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Os setores com maior crescimento são o transporte e armazenagem, que registrou acréscimo de 11 mil novas empresas, um aumento de 36% em relação ao ano anterior.
O comércio e reparação de veículos também se destacam, com 9,6 mil novos CNPJs. Outras áreas relevantes incluem atividades administrativas (9,2 mil), construção (7,8 mil), indústria da transformação (7 mil) e atividades profissionais e técnicas (6,8 mil).
O governador Jorginho Mello destaca a força da economia catarinense e o apoio do governo ao empreendedorismo.
Veja também
INSS libera ressarcimento para 2,1 milhões de aposentados por descontos irregulares
SUS vai oferecer implante contraceptivo gratuito para mulheres
“O setor produtivo orgulha Santa Catarina, que é um estado reconhecido principalmente pelo trabalho e pela geração de oportunidades. É por isso que muita gente vem morar aqui.” afirma o governador.
Além disso, o governo oferece linhas de crédito como o Pronampe, que ajudam a fomentar emprego e renda.
Entre as novas empresas, predominam as micro e pequenas empresas, especialmente os Microempreendedores Individuais (MEIs), que representam 83% do saldo, ou seja, 62,7 mil MEIs, já as sociedades limitadas (LTDAs) somam 21,9 mil.
O secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck, ressalta: “As micro e pequenas empresas são fundamentais para a economia catarinense, garantindo dinamismo, diversidade e geração de oportunidades.”
Tempo médio para abertura de empresa
Outro destaque é a redução no tempo médio para abertura de empresas, que caiu de 4,6 horas em 2022 para apenas 2,2 horas em 2025.
Essa melhoria decorre das políticas de desburocratização e dos investimentos da Jucesc, segundo o presidente da entidade, Fernando Baldissera: “Temos trabalhado para simplificar e facilitar o processo, fortalecendo o ambiente de negócios e a segurança jurídica.”
No ranking dos municípios com maior saldo de abertura de empresas, Florianópolis lidera com 7,3 mil novas empresas, seguida de Joinville (7,2 mil), Itajaí (4 mil), Blumenau (3,8 mil) e São José (3 mil).