Mais de 79% das famílias brasileiras estão endividadas, alerta CNC

Além disso, 13,2% afirmam que não conseguirão pagar os débitos atrasados

Os brasileiros registraram aumento no endividamento em outubro, segundo a CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo). De acordo com a Peic (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor), 79,5% das famílias tinham dívidas em outubro, o maior índice desde o início da série histórica, em 2010.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A parcela de famílias inadimplentes manteve-se em 30,5%, patamar recorde já registrado em setembro. Além disso, 13,2% dos brasileiros afirmaram que não conseguirão quitar dívidas atrasadas, confirmando o aumento da inadimplência.

Publicidade

José Roberto Tadros, presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, comentou:

“O avanço no endividamento, na inadimplência e na percepção de insuficiência financeira simultaneamente e pelo terceiro mês seguido é um alerta para a necessidade de ajustes, principalmente na área fiscal, para que os resultados de 2025 não se repitam ou se agravem ainda mais em 2026.”

A pesquisa considera dívidas contas a vencer no cartão de crédito, cheque especial, carnês de loja, crédito consignado, empréstimos pessoais, cheques pré-datados e prestações de veículos e imóveis.

O índice de famílias com dívidas atrasadas por mais de 90 dias atingiu 49% em outubro, maior nível desde dezembro de 2024. O percentual de famílias com dívidas há mais de um ano chegou a 32%, pelo segundo mês consecutivo.

Mais do salário comprometido com dívidas

Também cresceu para 19,1% a parcela de consumidores que comprometem mais da metade da renda com dívidas. “Nem mesmo o bom momento do mercado de trabalho tem sido suficiente para conter o avanço na inadimplência, tamanho o patamar atual dos juros”, afirmou Fabio Bentes, economista-chefe da CNC.

Ele acrescentou que o comércio já sente os efeitos da alta inadimplência, já que famílias ajustam seus orçamentos e reduzem compras.

A CNC projeta que o endividamento das famílias brasileiras suba 3,3 pontos porcentuais até o final de 2025 em relação a 2024, enquanto a inadimplência pode crescer 1,5 ponto porcentual.

Mulheres lideram os índices de endividamento no Brasil
Foto: Divulgação

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações CNN Brasil

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Homem armado é preso no interior de Lebon Régis

Um homem armado foi preso no interior de Lebon...

Tangará se despede do ex-prefeito Faustino Panceri

O município de Tangará registrou o falecimento do ex-prefeito...

Luan Santana abre shows nacionais na ExpoCaçador com grande público

O cantor Luan Santana agitou a arena de shows...

ExpoCaçador é aberta com anúncio de investimentos para Caçador e região

A ExpoCaçador 2026 foi oficialmente aberta nesta sexta-feira, 20...

Fim de semana será de sol, calor e chance de temporais em SC

O fim de semana em Santa Catarina será marcado...

Mais Lidas da semana

Caminhoneiros de SC entram em greve devido à alta do diesel

Caminhoneiros de Santa Catarina decidiram aderir a uma mobilização...

Corpo é encontrado em estado avançado de decomposição em Videira

O Corpo de Bombeiros Militar de Videira foi acionado...

Morre Giovani Moraes, um dos maiores produtores de cebola do Brasil

Morreu nesta terça-feira, 10, Giovani Dal Mas Moraes, um...

Caminhão com destino a Videira levava mais de 5 toneladas de drogas

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou, na manhã de...

Lobo-guará é filmado em município do Meio-Oeste catarinense

Um Lobo-guará foi flagrado cruzando uma área de reflorestamento...

Outros Tópicos Interessantes