Novas funcionalidades do Pix são anunciadas pelo BC

Informação consta no relatório de gestão do PIX do Banco Central

Novas funcionalidades do PIX foram anunciadas pelo Banco Central (BC) nesta segunda-feira (4). A modalidade de pagamentos instantânea desenvolvida pela instituição, poderá ser usado para novas finalidades no futuro.

“O uso de novas tecnologias que tornam a experiência de pagamento ainda mais rápida pode ser benéfico principalmente em alguns casos de uso específicos, como pagamentos de pedágios em rodovias, estacionamentos e transporte público”, diz o Banco Central.

A informação consta no relatório de gestão do PIX, documento que traz uma análise sobre os primeiros anos de funcionamento da ferramenta de pagamentos, entre 2020 e 2022, além de previsões sobre novas funcionalidades que poderão ser incorporadas no futuro.

Publicidade

O Banco Central também reafirmou que o PIX poderá ser usado, futuramente, para operações internacionais, viabilizando remessas, pagamentos entre empresas e pagamentos de compras de bens e de serviços no exterior.

PIX crédito

No mês passado, o presidente do BC, Roberto Campos Neto, afirmou que o PIX poderá ser uma alternativa ao cartão de crédito.

A declaração foi dada após ele ter informado que o BC avalia o fim do rotativo do cartão de crédito, e o parcelamento do saldo devedor com juro menor. Outra sugestão foi cobrar uma tarifa para compras parceladas com prazo maior.

PIX no prazo

No relatório de gestão do PIX, divulgado nesta segunda, o BC informou que existe a possibilidade de “estabelecer regras padronizadas que viabilizem a utilização de mecanismos de garantia vinculados às transações de pagamento, possibilitando que o PIX seja utilizado para pagamentos a prazo ou parcelados, mitigando o risco de crédito do recebedor em eventuais situações de inadimplência do pagador”.

O BC informou ainda que vem acompanhando a oferta, pelo setor financeiro, de soluções próprias que viabilizam o parcelamento com PIX.

Acompanhe o Portal RBV nas redes sociais:

YouTube: https://bit.ly/45BgFzq

Facebook: https://bit.ly/45wSTEB

Instagram: https://bit.ly/45oTpUY

TikTok: https://bit.ly/3OBIq3z

Fonte:
G1/BC

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Renata Varella conquista o título de Melhor Chimarrão do Meio-Oeste

A tarde deste sábado (25) foi marcada por tradição,...

Trump é retirado de evento após sons de tiros nos EUA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, precisou ser...

Morre Nelcy Zancanaro Zabloski, fundadora da rede Superviza

A empresária Nelcy Zancanaro Zabloski, fundadora da rede Superviza...

Incêndio destrói casa no bairro Alto da Boa Vista em Videira e deixa homem ferido

Um incêndio de grandes proporções destruiu uma residência no...

Bairro Amarante recebe ação Bota Fora nesta segunda-feira (27) em Videira

O Bairro Amarante, em Videira, recebe na próxima segunda-feira...

3º Concurso do Chimarrão acontece hoje na Rua Coberta em Videira

A tradição gaúcha estará em destaque neste sábado em...

Escola Vilson Pedro Kleinubing ganha pátio pedagógico interativo em Videira

A Escola Municipal Vilson Pedro Kleinubing, localizada no Bairro...