Ícone do site PortalRBV

Pix por aproximação começa a funcionar oficialmente nesta sexta

Pix por aproximação começa a funcionar oficialmente nesta sexta

Foto: Divulgação

A partir desta sexta-feira (28), o Pix por aproximação começa a funcionar oficialmente, permitindo pagamentos instantâneos com o celular. Com a tecnologia NFC, similar ao que ocorre com cartões de crédito e débito, o cliente pode pagar apenas aproximando o celular da maquininha, sem precisar abrir o aplicativo do banco ou utilizar QR Code.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Inicialmente, o valor máximo para transações por aproximação será de R$ 500, mas o cliente poderá alterá-lo.

Para realizar a operação, é necessário ter um celular com Android e usar carteiras digitais, como Google Pay ou Apple Pay, ou o aplicativo do próprio banco.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) assegura que o Pix por aproximação é seguro, pois requer autenticação biométrica ou PIN, o que reduz o risco de fraudes.

Veja também

Inflação do aluguel: IGP-M tem alta de 1,06% em fevereiro

Campos Novos é declarada em situação de emergência por estiagem

O serviço já está disponível em vários bancos, como Banco do Brasil, Itaú Unibanco, Bradesco, C6 Bank, Caixa Econômica, Sicredi, Santander, entre outros.

Cada banco tem um processo diferente para habilitar a função, mas todos exigem a vinculação do celular à conta bancária ou à carteira digital.

Além disso, o Pix por aproximação amplia a praticidade do sistema, que já é utilizado por milhões de brasileiros desde seu lançamento, em 2020.

O objetivo é oferecer mais uma opção rápida e segura de pagamento, com a conveniência dos dispositivos móveis.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Sair da versão mobile