A Prefeitura de Videira já intensificou os preparativos para a ExpoVideira 2026, um dos maiores eventos do município e referência regional em feira de negócios e entretenimento. Em entrevista, o secretário de Comunicação e coordenador do evento, Clemir Schmidt, detalhou o andamento dos trabalhos e destacou que a organização começou ainda em outubro do ano passado.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
“Nós estamos trabalhando no projeto da EXPO 2026, desde o mês passado, já desde o mês de outubro.” destaca Clemir.
Segundo ele, a Câmara de Vereadores aprovou a parte orçamentária no fim do ano, garantindo a base legal e financeira necessária para dar sequência ao planejamento.
Logo na primeira semana de janeiro, a Comissão Central Organizadora iniciou oficialmente suas atividades.
Veja também
Cadela salva de sucuri de 3 metros é adotada por sargento do Exército
Radares de Videira terão limite de velocidade padronizado a partir de quinta-feira
Clemir reforçou que a ExpoVideira é construída de forma coletiva.
“Não é um evento, como você bem falou, que se faz a duas mãos, são várias mãos, várias cabeças pensantes.”
A comissão reúne representantes da administração municipal, entidades externas e forças de segurança, fortalecendo a participação da sociedade civil organizada. Além disso, ele enfatizou que a feira pertence à comunidade:
“Ela é um evento que não é do município, não é da prefeitura, não é do prefeito nem dos vereadores, é da cidade de Videira, é dos viderenses.”

Paralelamente, a organização já firmou encaminhamentos para que o evento aconteça novamente na Sociedade Esportiva e Recreativa da BRF, local tradicional das últimas edições.
Ao mesmo tempo, a equipe técnica avalia infraestrutura, comercialização de estandes, captação de patrocinadores e estratégias de negociação com expositores.
Escolha dos shows considera enquete popular e viabilidade financeira
Embora o foco principal seja o fortalecimento de negócios, a grade de shows exerce papel estratégico na atração de público.
“O foco da ExpoVideira é negócio. É um evento de negócios. Mas o entretenimento é o carro-chefe.”, explicou Clemir. Afinal, grandes atrações musicais impulsionam o fluxo de visitantes e agregam valor aos expositores e patrocinadores.

A definição dos artistas, no entanto, envolve desafios como disponibilidade de agenda e adequação ao orçamento, especialmente porque o evento mantém portões abertos ao público.
“A formação da grade de shows é extremamente importante, necessária.” O secretário ressaltou que artistas em alta costumam ter agendas preenchidas com antecedência, o que exige negociações estratégicas.
Enquete
Um diferencial desta edição foi a participação popular por meio de enquete promovida pela RBV rádios.
“Seguramente, a grade de shows da ExpoVideira 2026 sairá desta enquete da RBV, que representa a vontade dos videireses.”
Ao todo, 1.254 pessoas participaram, gerando mais de 3.700 sugestões.
A organização compilou os dados, elaborou um ranking por gênero musical, realizou mais de 30 cotações e agora negocia com cerca de 8 a 10 artistas finalistas.

Almir Sater é atração confirmada no aniversário do município
Além da Expo, o município já confirmou um grande nome para as comemorações de aniversário de Videira.
“O Almir Sater estará no aniversário de Videira…”, anunciou Clemir Schmidt. O show acontecerá no dia 28 de fevereiro, integrando a programação cultural organizada pela Secretaria de Turismo e Cultura.
Reconhecido nacional e internacionalmente, Almir Sater representa tradição, identidade e qualidade musical. Sua apresentação reforça o compromisso do município em valorizar cultura e entretenimento de alto nível.





