A produção industrial de Santa Catarina apresentou um crescimento de 7,6% no acumulado de janeiro e fevereiro de 2025, comparado ao mesmo período do ano anterior. Esse desempenho superou a média nacional, que registrou um aumento de apenas 1,4% no mesmo intervalo, conforme dados do IBGE analisados pelo Observatório FIESC.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Entre os setores que impulsionaram esse crescimento destacam-se:
- Fabricação de produtos de metal, exceto máquinas e equipamentos: crescimento de 21,1%;
- Fabricação de máquinas e equipamentos: alta de 20,2%;
- Fabricação de produtos de minerais não metálicos: incremento de 19,7%.
No entanto, ao comparar fevereiro com janeiro de 2025, a produção industrial catarinense apresentou uma leve queda de 0,6%, enquanto a média nacional registrou um recuo de 0,1% no mesmo período.
Veja também
SC oferece CNH gratuitas para mais de 320 motofretistas
SC foi o segundo estado que mais recebeu turistas em fevereiro em 2025
O presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, ressaltou que, apesar do bom desempenho, o cenário internacional instável pode impactar os resultados futuros.
“Vivemos um período de muita incerteza, especialmente para indústrias exportadoras. A resiliência do empresário catarinense e a diversificação da nossa indústria, aliados à competitividade do estado, serão essenciais para manter o dinamismo da economia catarinense.” afirmou o presidente da FIESC.
Em 2024
Em 2024, Santa Catarina liderou o crescimento industrial no país, com uma alta de 7,7% na produção, enquanto a média nacional foi de 3,1%.
Esse desempenho foi impulsionado pela expansão do setor de bens de capital, que inclui máquinas, equipamentos e infraestrutura utilizadas por outras indústrias para fabricar bens.
Nossas Redes Sociais