O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), Gilberto Seleme, defendeu a importância da inovação para o desenvolvimento do interior de Santa Catarina durante sua passagem pelo Festival Sesi de Robótica em Caçador.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Segundo Seleme, Caçador mesmo não sendo a maior cidade do estado ou detentora do maior PIB, abriga indústrias de ponta que comprovam seu potencial competitivo, assim como outros municípios da região.
Sobre o Festival de Robótica, Seleme ressalta que a iniciativa busca despertar na juventude catarinense — especialmente na regional — valores como espírito de equipe, resiliência e determinação, essenciais para enfrentar um mercado cada vez mais tecnológico. “Quem não for tecnológico vai ficando para trás”, afirmou.
Veja também
3ª Campanha Estadual de Recuperação de Crédito incentiva quitação de dívidas
ACIC realiza apresentação dos cases dos Núcleos e formatura do PGVE
O discurso destacou que o país vive a era da inteligência artificial e da automação, em que robôs passam a desempenhar funções dentro das fábricas para aumentar a produtividade. Ao mesmo tempo, esse avanço cria novas oportunidades de trabalho nas indústrias de robótica e na própria expansão da capacidade produtiva. “Toda empresa que investir em inovação e tecnologia vai empregar mais, especialmente profissionais qualificados, e isso eleva também os salários”, avalia Gilberto Seleme.
Nesse contexto, o SENAI desempenha papel fundamental ao oferecer cursos, inclusive gratuitos, financiados pela indústria e pela FIESC. A meta é formar uma nova geração de profissionais preparados para atuar com conhecimento técnico e pensamento crítico, “trabalhando mais com a cabeça e menos com o corpo”, destaca o presidente da FIESC.
A iniciativa reforça o compromisso de promover desenvolvimento econômico, inovação e qualificação da mão de obra no interior catarinense.
Nossas Redes Sociais




