A partir desta segunda-feira (23), cerca de 511 mil contribuintes que entregaram a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física poderão verificar se têm direito à restituição. A Receita Federal libera a consulta ao último dos cinco lotes de restituição de 2023, incluindo aproximadamente 86 mil contribuintes do Rio Grande do Sul.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Ao todo, 511.025 contribuintes receberão R$ 1,03 bilhão em restituições.
Deste valor, cerca de 40% será destinado a contribuintes prioritários, especialmente em função das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul neste ano.
Aqueles que regularizaram suas declarações em julho foram incluídos na lista de prioridades.
No último mês, 47.238 contribuintes gaúchos já receberam restituições, incluindo valores de anos anteriores.
Veja também
Salário médio em Santa Catarina está entre os maiores do país
Congresso autoriza recolhimento de dinheiro esquecido para fechar Orçamento 2024
A lista de prioridades é composta majoritariamente por 201.381 contribuintes que informaram a chave Pix do tipo CPF na declaração ou utilizaram a declaração pré-preenchida, o que garante prioridade no recebimento.
Em seguida, estão 106.289 contribuintes que não informaram a chave Pix e não se enquadram nas categorias de prioridade.
O terceiro grupo é composto por 86.570 residentes no Rio Grande do Sul, seguido por 75.686 contribuintes entre 60 e 79 anos, e 23.180 que têm o magistério como principal fonte de renda.
Os restantes incluem 11.188 contribuintes idosos com mais de 80 anos e 6.731 com deficiência ou doenças graves.
Os contribuintes podem consultar a situação da restituição na página da Receita Federal, acessando “Meu Imposto de Renda” e clicando em “Consultar a Restituição”. Também é possível realizar a consulta pelo aplicativo da Receita Federal para dispositivos móveis.
Pagamentos
Os pagamentos serão feitos no dia 30 de setembro, na conta ou na chave Pix do CPF informada na declaração.
Caso um contribuinte não esteja na lista de restituições, é recomendado acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) para verificar pendências e, se necessário, enviar uma declaração retificadora.
Se a restituição não for depositada na conta indicada, os valores ficarão disponíveis para resgate no Banco do Brasil por até um ano. O cidadão pode agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome através do Portal BB ou pela Central de Relacionamento do banco.
Portal RBV nas redes sociais