Foto: Pixabay
O quinto e último lote de restituição do Imposto de Renda 2023 começa a ser pago nesta sexta-feira (29). De acordo com informações da Receita Federal, mais de 1,26 milhão de contribuintes receberão cerca de R$ 1,96 bilhão no total.
Do montante a ser restituído pelo Fisco, cerca de R$ 507 milhões serão pagos a contribuintes que têm prioridade no recebimento. Ao total, são:
7.402 contribuintes idosos acima de 80 anos;
57.572 contribuintes idosos entre 60 e 79 anos;
6.847 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
19.864 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
141.577 contribuintes que receberam prioridade por terem utilizado a declaração pré-preenchida ou optado por receber a restituição via PIX.
Além disso, o Fisco também deve pagar aproximadamente R$ 1,45 bilhão a 1.027.838 contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até 15 de setembro de 2023.
Os pagamentos das restituições do IR 2023 foram feitos em cinco lotes. O prazo para entrega das declarações terminou em 31 de maio.
Veja o calendário de pagamento da restituição:
1º lote: 31 de maio
2º lote: 30 de junho
3º lote: 31 de julho
4º lote: 31 de agosto
5º lote: 29 de setembro
Como vou receber a restituição?
O pagamento da restituição é realizado na conta bancária informada pelo contribuinte na declaração de Imposto de Renda, ou de forma direta, ou por indicação de chave PIX.
Contudo, a conta precisa estar no nome do declarante, admitidas as exceções no caso de contribuinte falecido, menor de idade, incapaz ou com saída definitiva do país.
Como saber se tenho algum valor a receber?
Para saber se a restituição está disponível, primeiramente o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet e clicar na opção “Meu Imposto de Renda”. Em seguida, basta clicar em “Consultar a Restituição”.
Além disso, a Receita Federal disponibiliza, também, aplicativo para tablets e smartphones que permite consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.
Não recebi minha restituição. O que fazer?
Primeiramente é preciso consultar a situação da sua restituição. A consulta pode ser feita pelo extrato da declaração, por meio do sistema Meu Imposto de Renda, disponível no e-CAC (Centro Virtual de Atendimento).
Segundo a Receita, entre os principais motivos para o não recebimento estão:
Ainda não chegou o seu momento — assim, o Fisco aconselha que o contribuinte fique atento ao cronograma de recebimento da restituição;
Você está em malha fiscal;
Você está em malha débito, ou seja, possui dívidas e sua restituição será utilizada para compensá-las;
As informações de sua conta bancária estão erradas ou a conta foi encerrada.
O que fazer caso os dados bancários estejam errados ou a conta tenha sido encerrada?
De acordo com o Fisco, há dois caminhos possíveis nessas situações:
Caso a restituição ainda não tenha sido liberada
Desse modo, o contribuinte pode corrigir as informações na declaração, informando os novos dados bancários. Além disso, o contribuinte também pode acessar o serviço “Consultar e alterar conta para crédito de restituição”, disponível no sistema Meu Imposto de Renda, no e-CAC.
Já nesse caso, os valores da restituição são enviados ao Banco do Brasil e ficam disponíveis por um ano para resgate. Para receber os novos valores, o contribuinte precisa informar novos dados bancários no próprio site do banco.
Vale lembrar que não é permitido a indicação de contas salário para recebimento da restituição, uma vez que esse tipo de conta só pode receber crédito de pagamento de salário, proventos, soldos (remuneração-base de militares), vencimentos, aposentadorias, pensões e similares.
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