Rádios RBV

Menu

Santa Catarina lidera contratações de imigrantes no Brasil

Nos primeiros nove meses do ano, 15 mil vagas de SC foram ocupadas por imigrantes

Santa Catarina é o estado que mais contratou mão-de-obra estrangeira no Brasil em 2024. Nos primeiros nove meses do ano, 15 mil vagas foram ocupadas por imigrantes, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) analisados pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC). O aumento de 53% no saldo de vagas em relação ao mesmo período de 2023 confirma a demanda crescente por trabalhadores estrangeiros.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A indústria foi o setor que mais empregou imigrantes em Santa Catarina, somando 8,3 mil novas contratações entre janeiro e setembro. A maioria dos trabalhadores é de origem venezuelana, atraídos pela oferta de empregos formais.

Em segundo lugar, o setor de serviços contratou 3,4 mil imigrantes, seguido pelo comércio, com 2,1 mil vagas. Já a construção civil contratou 1,2 mil estrangeiros, e a agropecuária, 171 trabalhadores no período.

Chapecó, um dos municípios com maior absorção de imigrantes, registrou a contratação de 2.011 estrangeiros no mercado de trabalho.

De acordo com a economista Mariana Guedes, da FACISC, a alta taxa de formalidade em Santa Catarina é um dos fatores que atrai os imigrantes, que buscam segurança e estabilidade.

Veja também

Café mais amargo: Preço da bebida esquenta na região

Procon SC lança campanha para ajudar consumidores a regularizarem dívidas

Para o presidente da FACISC, Elson Otto, a mão-de-obra brasileira já não é suficiente para atender à crescente demanda do estado, o que leva as empresas a buscarem trabalhadores de fora.

Entre as funções mais exercidas pelos imigrantes na indústria estão os cargos em frigoríficos de carne suína e de aves. Esses trabalhadores, como magarefes e alimentadores de produção, foram responsáveis por 3,3 mil novas vagas.

Na fabricação de eletrodomésticos, outros 210 trabalhadores preencheram vagas como montadores e operadores de linha de montagem.

Além dos venezuelanos, imigrantes argentinos e cubanos também estão entre os mais contratados. Argentinos, com 1.060 contratações, atuam em serviços de hotelaria, alimentação e como vendedores. Já os cubanos trabalham em serviços de alojamento, alimentação e atividades administrativas.

As indústrias que mais contrataram estrangeiros em Santa Catarina são do setor alimentício, com 4,2 mil vagas, principalmente em frigoríficos de Chapecó.

Em seguida, o setor de equipamentos elétricos gerou 490 vagas, destacando-se a fabricação de eletrodomésticos em Joinville.

O setor de confecção contratou 440 imigrantes, com destaque para Blumenau, Pomerode, São Carlos e Palmitos, e o de produtos plásticos empregou 404, principalmente em Joinville.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações NSC Total

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Previsão do Tempo: Santa Catarina ainda com possibilidade de temporais

A previsão do tempo para Santa Catarina nesta quarta-feira...

Casal de influenciadores é preso com mais de 170 kg de drogas em SC

Uma operação de inteligência da Polícia Militar de Santa...

Obras interditam ponte de Santa Lúcia em Videira por 7 dias

A ponte localizada na comunidade de Santa Lúcia, interior...

Programas da Câmara de Vereadores de Videira

Confira abaixo os Programas da Câmara de Vereadores de...

Programas da Câmara de Vereadores de Iomerê

Confira abaixo os Programas da Câmara de Vereadores de...

Mais Lidas da semana

Previsão do Tempo: Santa Catarina ainda com possibilidade de temporais

A previsão do tempo para Santa Catarina nesta quarta-feira...

Identificado corpo encontrado no Rio do Peixe em Videira

Foi identificado como Ronmy José Rondón, 26 anos, o...

GAECO investiga fraude em concurso público no Meio-Oeste de SC

Na manhã da última terça-feira, 12 de agosto de...

Corpo é encontrado no Rio do Peixe em Videira

O Corpo de Bombeiros Militar de Videira localizou na...

Morre o ex-presidente da Fundação de Esportes de Caçador, Cláudio Granja

Morreu na manhã desta quarta-feira (13) o professor aposentado...

Outros Tópicos Interessantes