Economia

Santa Catarina lidera contratações de imigrantes no Brasil

Santa Catarina é o estado que mais contratou mão-de-obra estrangeira no Brasil em 2024. Nos primeiros nove meses do ano, 15 mil vagas foram ocupadas por imigrantes, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) analisados pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC). O aumento de 53% no saldo de vagas em relação ao mesmo período de 2023 confirma a demanda crescente por trabalhadores estrangeiros.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A indústria foi o setor que mais empregou imigrantes em Santa Catarina, somando 8,3 mil novas contratações entre janeiro e setembro. A maioria dos trabalhadores é de origem venezuelana, atraídos pela oferta de empregos formais.

Em segundo lugar, o setor de serviços contratou 3,4 mil imigrantes, seguido pelo comércio, com 2,1 mil vagas. Já a construção civil contratou 1,2 mil estrangeiros, e a agropecuária, 171 trabalhadores no período.

Chapecó, um dos municípios com maior absorção de imigrantes, registrou a contratação de 2.011 estrangeiros no mercado de trabalho.

De acordo com a economista Mariana Guedes, da FACISC, a alta taxa de formalidade em Santa Catarina é um dos fatores que atrai os imigrantes, que buscam segurança e estabilidade.

Veja também

Café mais amargo: Preço da bebida esquenta na região

Procon SC lança campanha para ajudar consumidores a regularizarem dívidas

Para o presidente da FACISC, Elson Otto, a mão-de-obra brasileira já não é suficiente para atender à crescente demanda do estado, o que leva as empresas a buscarem trabalhadores de fora.

Entre as funções mais exercidas pelos imigrantes na indústria estão os cargos em frigoríficos de carne suína e de aves. Esses trabalhadores, como magarefes e alimentadores de produção, foram responsáveis por 3,3 mil novas vagas.

Na fabricação de eletrodomésticos, outros 210 trabalhadores preencheram vagas como montadores e operadores de linha de montagem.

Além dos venezuelanos, imigrantes argentinos e cubanos também estão entre os mais contratados. Argentinos, com 1.060 contratações, atuam em serviços de hotelaria, alimentação e como vendedores. Já os cubanos trabalham em serviços de alojamento, alimentação e atividades administrativas.

As indústrias que mais contrataram estrangeiros em Santa Catarina são do setor alimentício, com 4,2 mil vagas, principalmente em frigoríficos de Chapecó.

Em seguida, o setor de equipamentos elétricos gerou 490 vagas, destacando-se a fabricação de eletrodomésticos em Joinville.

O setor de confecção contratou 440 imigrantes, com destaque para Blumenau, Pomerode, São Carlos e Palmitos, e o de produtos plásticos empregou 404, principalmente em Joinville.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Silvia Helena Zatta

Recent Posts

Ciclismo reúne centenas de pessoas em Caçador neste domingo

Caçador recebeu neste domingo (18) a 4ª etapa da Copa Oeste Usifarma de Mountain Bike…

5 minutos ago

MEC proíbe medicina, direito e psicologia no formato EAD

O Ministério da Educação (MEC) assinou nesta segunda-feira (19) o aguardado decreto que estabelece a…

22 minutos ago

Uniarp e Maice se unem por horta de ervas medicinais

O Hospital Maice de Caçador está investindo em uma alimentação mais natural e terapêutica com…

1 hora ago

Semana do MEI tem atendimentos e palestras gratuitas em Videira

Se você deseja abrir um negócio, regularizar sua atividade ou já atua como Microempreendedor Individual…

1 hora ago

Desmatamento em Santa Catarina cai 39,9% em 2024

Santa Catarina se destacou mais uma vez na redução do desmatamento, de acordo com o…

2 horas ago

Caminhada marca 18 de Maio em defesa de crianças em Caçador

Centenas de pessoas participaram na sexta-feira da caminhada alusiva ao 18 de Maio, Dia Nacional…

2 horas ago

This website uses cookies.