Foto: Divulgação
O comércio varejista de Santa Catarina apresentou crescimento expressivo no primeiro trimestre de 2025, segundo dados divulgados recentemente pelo IBGE. Em comparação com o mesmo período de 2024, o varejo teve alta de 6,3%, sendo o segundo melhor desempenho do Brasil, atrás apenas do Amapá (11,6%). O resultado catarinense ficou muito acima da média nacional de 1,2%, reforçando a força da economia estadual.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
De acordo com o governador Jorginho Mello, esse avanço é consequência direta da geração de empregos, aumento da renda e do forte espírito empreendedor dos catarinenses.
“Santa Catarina é lugar de oportunidade, com gente trabalhadora e um governo estadual que apoia o ambiente de negócios. Por isso somos destaque nacional na geração de vagas de trabalho e na abertura de empresas. Com mais dinheiro na mão, o catarinense vai às compras e movimenta o comércio de todo o estado”, declarou o governador.
Na região Sul, Santa Catarina lidera o crescimento do setor, superando o Rio Grande do Sul (4,8%) e o Paraná (1,2%).
Veja também
Salto Veloso dá início ao Programa de Inspeção Municipal
Jorginho Mello confirma Luciane Ceretta como secretária de Educação
O desempenho também ficou acima de estados como Espírito Santo (3,9%), Minas Gerais (1,8%) e São Paulo (0,2%). Já o Rio de Janeiro apresentou queda de -2,7%.
Entre os 11 segmentos do varejo avaliados pelo IBGE, nove apresentaram desempenho positivo. As maiores altas ocorreram na venda de
O secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck, atribui o bom momento ao aumento da renda e ao ambiente favorável aos investimentos.
“Os números revelam que o catarinense está comprando mais, resultado do aumento da renda, que chegou a 14% no ano passado. Esse cenário é fruto do aquecimento da economia de Santa Catarina, que recebe grandes investimentos devido à sua mão de obra qualificada, aos portos competitivos e ao apoio oferecido pelo Governo do Estado. Não por acaso somos a economia que mais cresce no país”, afirmou.
Além disso, outros setores do varejo que também mostraram crescimento, como
Por outro lado, alguns segmentos apresentaram retração, como
No comércio varejista ampliado, que considera também outros setores, os resultados seguiram positivos.
Destaque para materiais de construção, com alta de 9,7%, e para a venda de veículos, motos e peças, que cresceu 9,1%. Apenas o setor de atacado teve ligeira queda de -0,4%.
Nossas Redes Sociais
A previsão do tempo para Santa Catarina nesta quarta-feira (21) indica que a frente fria…
Na manhã desta terça-feira, 20 de maio de 2025, um motorista de 59 anos sofreu…
A Associação das Micro e Empresas de Pequeno Porte (AMPE) de Caçador e região apresentou…
Na terça-feira, 20 de maio, o governo determinou a proibição da comercialização, distribuição, fabricação, importação…
A Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul (SES) comunicou que um trabalhador…
This website uses cookies.