Foto: Infoglobo
A economia de Santa Catarina cresceu 5,6% entre janeiro e novembro de 2024, o maior percentual entre estados do Sul e do Sudeste e bem acima da média nacional de 3,8%. O desempenho positivo foi divulgado pelo Banco Central nesta quarta-feira (22) por meio do índice de atividade econômica (IBCR), ou seja, uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) dos estados.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
A alta na atividade econômica de Santa Catarina de 5,6% considera o avanço de setores como a indústria, comércio e serviços.
Além disso, o avanço da economia catarinense tem se refletido na geração de empregos, alcançando a menor taxa de desocupação em 10 anos e oferta de novas oportunidades em diversas regiões do estado.
O governador Jorginho Mello destacou a diversidade da economia catarinense como um dos motores para atingir este resultado.
Veja também
Lei proíbe músicas e videoclipes com conteúdo impróprio em escolas de SC
Evento da Epagri em Videira apresenta tecnologias e inovações na uva de mesa
“Santa Catarina está com a economia aquecida, num momento muito positivo. A nossa indústria, por exemplo, cresce acima de 7% e isso incentiva os demais setores, impulsionando as exportações, o mercado de transportes e o comércio. O nosso turismo, a inovação e o agro catarinense também seguem competitivos e colocam Santa Catarina em destaque nacional e internacional”, afirmou.
Conforme dados do Banco Central, o crescimento de 5,6% de Santa Catarina entre janeiro e novembro de 2024 é o maior entre os estados do Sul e do Sudeste.
“O governo do estado tem dado prioridade a programas e iniciativas que gerem emprego e renda para o cidadão catarinense porque o trabalho é o melhor programa social que existe. Além disso, o número de empresas abertas bateu recorde, mostrando que o empreendedorismo também está forte, principalmente nas micro e pequenas empresas. Santa Catarina se destaca entre os estados do Sul e Sudeste e isso é um orgulho para nós catarinenses”, destacou o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck.
O Banco Central divulga balanço de atividade econômica de apenas 13 estados, aqueles com maior participação na economia nacional. Assim, o indicador serve como uma prévia do PIB analisando dados que serão consolidados nos próximos meses.
Na comparação entre as regiões do Brasil, o Sul é a segunda que mais cresceu entre janeiro e novembro de 2024. O ranking é liderado pela região Norte, e o Centro-Oeste teve o menor avanço.
Ranking de regiões
Média Nacional: 3,8%
Nossas Redes Sociais
A previsão do tempo para Santa Catarina neste sábado (19), indica a presença de muitas nuvens…
A abertura de empresas em Santa Catarina cresceu 31% no primeiro trimestre de 2025 em…
A Prefeitura de Caçador adota novo protocolo de risco na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).…
Homem atacado com motosserra morre no hospital. Ivanei de Almeida, de 42 anos, vítima de…
A Associação Empresarial de Caçador (ACIC) deu início esta semana a terceira turma do Programa…
Polícia Militar prende homem acusado de ameaças e furtos em Lebon Régis, no bairro Núcleo…
This website uses cookies.