Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

SC mantém vice-liderança no Ranking de Competitividade de 2024

SC de destacou em Capital Humano, Segurança Pública e Sustentabilidade Social, mas caiu em Sustentabilidade Ambiental, Potencial de Mercado e Educação

Santa Catarina garantiu pela oitava vez consecutiva a vice-liderança no Ranking de Competitividade dos Estados 2024. O levantamento, realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) em parceria com a Tendências Consultoria, avalia a eficiência dos estados brasileiros em diversas áreas. Neste ano, SC se destacou em três pilares essenciais: Capital Humano, Segurança Pública e Sustentabilidade Social, ocupando o primeiro lugar em cada um deles.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

O estado também se manteve forte em outros aspectos, conquistando o terceiro lugar nos pilares de Eficiência da Máquina Pública, Infraestrutura e Inovação.

Publicidade

Além disso, SC se posicionou entre os dez primeiros colocados em todos os pilares do estudo. Contudo, nem tudo são boas notícias.

Houve quedas significativas em Sustentabilidade Ambiental (-5), Potencial de Mercado (-6) e Educação (-4), áreas que demandam atenção e estratégias de melhoria.

Veja também

Programa Universidade Gratuita está com inscrições abertas

Dados de agosto indicam otimismo na safra de inverno 2024/2025

O Ranking de Competitividade 2024 foi liderado por São Paulo, com Santa Catarina em segundo lugar, seguido pelo Paraná, Distrito Federal, e Rio Grande do Sul, completando os cinco primeiros.

A análise, abrangente e detalhada, considerou 99 indicadores distribuídos em 10 pilares, oferecendo uma visão completa da competitividade dos estados brasileiros.

ESG e ODS

Além do ranking geral, o estudo também apresentou resultados específicos em rankings de ESG (Environmental, Social, and Governance) e ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).

Santa Catarina se destacou ao ficar em terceiro lugar no ranking ESG, atrás apenas de São Paulo e Paraná. No ranking ODS, o estado assegurou a segunda posição, novamente atrás de São Paulo.

O CLP ressaltou a importância do ranking como ferramenta para a formulação de políticas públicas eficientes.

Segundo o diretor-presidente do CLP, Tadeu Barros, a cultura de tomada de decisões baseada em evidências pode tornar o setor público brasileiro mais eficiente, destacando que o ranking fornece diagnósticos precisos que auxiliam na melhoria das políticas públicas.

Destaques e desafios

O estado catarinense lidera em Capital Humano, refletindo a inserção econômica e a formalidade no mercado de trabalho.

Também está no topo em Segurança Pública, abrangendo segurança patrimonial e pessoal, e em Sustentabilidade Social, que inclui indicadores de desigualdade de renda e pobreza.

No entanto, o estado precisa se manter vigilante, pois, embora esteja bem posicionado, outros estados estão melhorando suas pontuações e podem ameaçar sua posição no ranking.

Carla Marinho, especialista em Relações Governamentais e Competitividade do CLP, observou que o ranking é dinâmico e depende do desempenho relativo entre os estados.

Santa Catarina, por exemplo, sofreu uma queda preocupante no pilar de Sustentabilidade Ambiental, perdendo cinco colocações em dois anos.

As principais causas dessa queda incluem a redução na coleta seletiva de lixo, na reciclagem e na preservação de água potável, aspectos que precisam ser abordados para evitar futuras quedas.

O desafio para Santa Catarina agora é não apenas manter sua posição, mas também melhorar em áreas críticas para se manter competitiva no cenário nacional.

Fonte:
Portal RBV/NSC Total

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Criança de 4 anos morre em acidente com trator em Monte Carlo

Criança de 4 anos morre em acidente com trator...

Calor intenso marca quarta-feira e antecede temporais em SC

O calor volta a ganhar força em Santa Catarina...

Árvore que produz ameixa e pêssego juntos viraliza nas redes

Colher frutas diferentes em uma única árvore cultivada no...

Ex-namorada acusada de matar personal trainer é presa no Paraná

A ex-namorada acusada de matar o personal trainer Guilherme...

Mais Lidas da semana

Gasolina, diesel e gás ficam mais caros em todo país

O aumento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e...

Garoto está desaparecido em Caçador

Um garoto de 10 anos de idade, identificado como...

Suspeitos levaram cabeça de adolescente como “troféu” em SC

Um adolescente de 15 anos foi brutalmente assassinado em...

Identificadas as vítimas fatais de acidente com carreta de Caçador

Foram identificadas as vítimas fatais do grave acidente de...

Agricultor é multado em R$ 1 milhão por cultivar fruta patenteada

Um agricultor de Lérida, na Espanha, está sendo investigado...

Outros Tópicos Interessantes