SC precisa de 953,4 mil trabalhadores para atender à demanda da indústria

Em SC são 60 mil indústrias, que empregam 900 mil pessoas e representam 27% da economia local

Para atender à crescente demanda da indústria, Santa Catarina precisará qualificar 953,4 mil trabalhadores nos próximos três anos. A informação é do Mapa do Trabalho Industrial, divulgado na segunda-feira (21) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

O mapa, elaborado pelo Observatório Nacional da Indústria, leva em conta as expectativas de crescimento econômico, a evolução do mercado de trabalho e a introdução de novas tecnologias. Além disso, considera mudanças nas cadeias produtivas e a trajetória ocupacional dos trabalhadores.

Publicidade

O estudo revela que a indústria catarinense demandará 151,1 mil profissionais com nova formação. Esse número é essencial para acompanhar a criação de empregos e repor trabalhadores que deixarão o mercado formal.

Além disso, 802,3 mil trabalhadores precisarão de treinamentos para aprimorar suas habilidades nas funções já exercidas. Essas funções são relevantes tanto para a indústria quanto para outros setores.

Veja também

33% dos detentos de SC praticam atividade laboral

Inicia a construção da primeira usina de etanol em Santa Catarina

A qualificação profissional envolve o desenvolvimento de competências técnicas, comportamentais e ações relacionadas à saúde e segurança no trabalho.

A demanda da indústria catarinense é uma das maiores do Brasil, superada apenas pelos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Paraná e Rio Grande do Sul.

A Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) destaca que o estado abriga cerca de 60 mil indústrias, que empregam 900 mil pessoas e representam 27% da economia local.

Demanda por trabalhadores

Entre 2025 e 2027, as áreas com maior demanda por trabalhadores incluem:

  • Logística e Transporte: 224,9 mil profissionais
  • Operação Industrial: 116,3 mil
  • Metalmecânica: 86,5 mil
  • Construção: 77,5 mil
  • Têxtil e Vestuário: 70 mil
  • Alimentos e Bebidas: 66,4 mil
  • Manutenção e Reparação: 52,6 mil
  • Tecnologia da Informação: 37,8 mil
  • Serviços Administrativos: 37,7 mil
  • Tecnologia e Engenharia: 33,2 mil
  • Madeira e Móveis: 21,6 mil
  • Serviços Gerais: 20,3 mil
  • Comércio: 10,9 mil
  • Eletroeletrônica: 10,7 mil
  • Agropecuária: 8,8 mil

Esses dados ressaltam a importância da qualificação profissional para garantir o desenvolvimento da indústria e da economia em Santa Catarina.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações ND Total

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Vagas de emprego em Canoinhas: confira o quadro Tem Vaga

Vagas de emprego em Canoinhas e região somam dezenas...

Vagas de emprego em Capinzal: confira o quadro Tem Vaga

Vagas de emprego em Capinzal e região somam dezenas...

Vagas de emprego em Tangará: confira o quadro Tem Vaga

Vagas de emprego em Tangará e região somam dezenas...

Vagas de emprego em Videira: confira o quadro Tem Vaga

Vagas de emprego em Videira e região somam dezenas...

Vagas de emprego em Caçador: confira o quadro Tem Vaga

Vagas de emprego em Caçador e região somam dezenas...

Tempo fica firme em Santa Catarina e o frio aparece

Na quinta-feira (09), o tempo volta a ficar firme...

Publicaçao Legal – Aviso de Licitação – Processo Licitatório n. 35/2026 Pregão Eletrônico n. 16/2026

ESTADO DE SANTA CATARINAPREFEITURA MUNICIPAL DE TANGARÁ Aviso de LicitaçãoProcesso...