Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

SC registra 40% mais empregos que a média nacional em outubro

Os setores de serviços, comércio e indústria lideraram as contratações

A economia catarinense se mantém aquecida e contratando. Em outubro, SC criou 10.125 novas vagas de empregos formais, um crescimento de 0,39% no mês. O Brasil, por sua vez, abriu 132,7 mil vagas em outubro, registrando crescimento de 0,28%. Desta forma, o Estado demonstra um desempenho 40% acima da média nacional.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Os números são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados nesta quarta-feira, 27, pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Publicidade

Por meio do Caged é possível monitorar o mercado de trabalho formal e ter maior compreensão sobre as tendências, oportunidades e desafios, tanto no âmbito da nação quanto dos estados.

Comparativamente a outras unidades da federação, Santa Catarina ficou na quinta colocação na listagem das UF com maior saldo de empregos em outubro de 2024.

O setor de serviços apresentou o maior saldo positivo (+4.729), seguido pelo comércio (+3.506) e indústria (+907).

Veja também

ACIC é destaque no evento Celebra FACISC

Dólar atinge R$ 5,99 após anúncio de pacote fiscal e isenção de IR

Com o resultado de outubro, os dados do Novo CAGED corroboram o bom momento do mercado de trabalho catarinense em 2024.

Nos dez primeiros meses do ano, a economia catarinense acumula a abertura de 140.011 novos empregos de emprego formal no ano. O volume é 48,3% acima do gerado no mesmo período do ano passado.

Representa,  também, o quinto melhor resultado entre os estados, atrás apenas de  São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro.

Santa Catarina tem um povo que trabalha, que é criativo, se reinventa, e tudo o que produz, faz com excelência. É por isso que cresce acima da média brasileira, mesmo sendo um estado pequeno em extensão territorial. A gente tem orgulho disso e o Governo do Estado vem fazendo tudo o que pode pra apoiar quem gera emprego, pra trazer investidor pra cá, enfim, pra criar cada vez mais oportunidade de trabalho pra nossa gente. Santa Catarina é um estado vencedor”, disse o governador Jorginho Mello.

Contratações

No acumulado até outubro, os setores que mais contrataram foram:

  • Serviços: +64.382 novos postos,
  • Indústria: +45.803 novos postos
  • Comércio: +15.948 novos postos e
  • Construção: +13.691novos postos.

Entre os subsetores, sobressaíram-se os Serviços  de Informação, Comunicação, Financeiros, Imobiliários e Administrativos (+30.670) e  a Administração Pública (+18.584).

Além disso, a indústria retomou o crescimento em 2024 e teve um expressivo desempenho. Dos 45.803 empregos gerados até outubro, 43.834 foram gerados na Transformação.

Na indústria de transformação os maiores saldos de emprego no acumulado do ano foram na Fabricação de Produtos Alimentícios (5.460); seguido por Têxteis (4.502) e Vestuário e Acessórios (4.075).

O Secretário de Estado do Planejamento de Santa Catarina, Edgard Usuy, comentou os dados do emprego no estado, destacando o bom momento da economia catarinense:

Santa Catarina vive um ciclo de crescimento econômico sólido neste ano de 2024. A nossa economia cresce quase um terço acima da economia nacional e a nossa indústria cresce quase o dobro do Brasil. Essa dinâmica econômica se reflete em indicadores sociais positivos, com uma das menores taxas de desemprego no país e aumento no salário. O desempenho catarinense nos causa orgulho e é uma referência no País, destacando-se como um dos estados mais competitivos do Brasil.”

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Ascom Seplan

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Servidores públicos municipais entram em estado de greve em Caçador

Os servidores públicos municipais de Caçador aprovaram em Assembleia...

Câmara Mirim de Videira inicia atividades nesta quinta-feira

As atividades da Câmara Mirim de Videira começam nesta...

Publicação Legal – Aviso de Retificação – Processo Licitatório n. 18/2025 Pregão Eletrônico n. 7/2025

ESTADO DE SANTA CATARINAPREFEITURA MUNICIPAL DE TANGARÁ Aviso de RetificaçãoProcesso...

Santa Catarina começa a ter melhora no tempo

As instabilidades começam a perder força em Santa Catarina...

Exumação dos Mamonas revela jaqueta intacta de Dinho

A exumação dos integrantes da banda Mamonas Assassinas, realizada...

Mais Lidas da semana

Grave acidente na SC-350 deixa motorista preso às ferragens

Os Bombeiros Voluntários de Caçador atenderam um grave acidente...

Macarronada beneficente ajuda menino caçadorense com leucemia

A comunidade caçadorense está mobilizada em mais uma ação...

Idosa leva carro errado pra casa e recebe ligação da Polícia por furto

Um episódio inusitado chamou atenção em Mafra na tarde...

Colisão entre moto e carro deixa jovem ferido em Pinheiro Preto

Um acidente de trânsito foi registrado na noite desta...

Romaria homenageia Padre Hermenegildo em Ipoméia

A comunidade de Ipoméia, interior do município de Rio...

Outros Tópicos Interessantes