A campanha “Compre do Pequeno Negócio” lançada pelo Sebrae neste dia 5 de outubro, em que se comemora o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, estimula os brasileiros a comprarem produtos e serviços de micro e pequenas empresas e também dos microempreendedores individuais.
De acordo com o Sebrae, as micro e pequenas empresas representam 95% de todas as empresas do país e respondem por aproximadamente 30% do PIB, o produto interno bruto do Brasil.
O presidente do Sebrae Nacional, o catarinense Décio Lima, disse que o movimento Compre do Pequeno será permanente e vai ajudar o comércio de Santa Catarina. “Essa campanha de informação pública mostra que todos ganham ao priorizar os microempreendedores individuais, bem como as micro ou as pequenas empresas locais. Dessa forma, ganha um empresário que vê sua empresa crescer, ganha um cliente que recebe atendimento diferenciado e ganha comunidade que tem sua realidade local transformada. O movimento Compre do Pequeno será uma agenda permanente do calendário do comércio e serviços no estado de Santa Catarina.
Décio o Lima disse que o Sebrae é a sexta marca mais forte do país e explica porquê. “Tanto do ponto de vista institucional como no mercado. Somente no consolidado deste ano já realizamos mais de 17 milhões de atendimento em todo o território nacional e vamos trabalhar para que esta data se torne um compromisso no país e em Santa Catarina. Atualmente empreender ocupa a posição do segundo sonho do povo brasileiro. Além disso, o Sebrae tem por missão justamente contribuir para o desenvolvimento econômico e social do estado de Santa Catarina, por meio do apoio ao empreendedorismo e aos pequenos negócios”.
Importância das micro e pequenas empresas para a economia
O presidente do Sebrae lembra ainda que as pequenas empresas são responsáveis por sustentar o saldo de empregos formais no país e o estado de Santa Catarina lidera o ranking. “No Brasil, as micro e pequenas empresas representam 95% de todas as empresas do país e respondem por quase 55% dos empregos formais. Ou seja, nos últimos anos, as micro e pequenas empresas têm sido responsáveis por sustentar o saldo positivo de empregos formais e Santa Catarina lidera a geração de empregos”.
Estudos do Sebrae também apontam que mais de 95 milhões de brasileiros são beneficiados direta ou indiretamente pelos pequenos negócios. “Esse contingente é maior que a população de países como a França, a Inglaterra e a Alemanha. Por isso, comprar do pequeno negócio é um ato cidadão. O Sebrae quer difundir essa ideia e levar a população a refletir sobre a importância das suas decisões. Todos os dias podemos priorizar uma pequena empresa local, apoiar um negócio sustentável e que investe na própria comunidade. Valorizar o empreendimento nascidos na sua vizinhança”, completa.
Acompanhe o Portal RBV nas redes sociais: