Um estudo recente da Serasa Experian revela que 70,5% da renda dos brasileiros está comprometida com contas a pagar. Essas despesas incluem desde dívidas bancárias até faturas de cartão de crédito, contas de energia elétrica, internet e outros serviços contratados. Dessa forma, sobra em média apenas R$ 968,00 para novas despesas mensais.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
O levantamento também mostra que, quanto menor a renda, maior o comprometimento financeiro. Por exemplo, consumidores que ganham até um salário mínimo têm 90,1% da renda comprometida com compromissos financeiros.
Por outro lado, brasileiros que recebem mais de dez salários mínimos comprometem, em média, 58,2% da renda, a menor porcentagem entre todas as faixas analisadas.
Apesar do alto percentual, o comprometimento da renda vem caindo aos poucos nos últimos anos. Segundo a Serasa, em 2022, essa fatia era de 72,3%.
Veja também
Região de Videira lidera acidentes com escorpiões em SC
Pesquisa mostra que 64% dos brasileiros jogam jogos eletrônicos por até 3 horas diárias
Em 2023, caiu para 72%, depois para 70,9% em 2024, até atingir 70,5% neste ano.
“Isso pode ser reflexo de alguns fatores como o mercado de trabalho aquecido e políticas de estímulo à renda. No entanto, temos observado, atualmente, que esse aumento na renda não está contribuindo para conter a elevação da inadimplência no País”, afirma Eduardo Mônaco, vice-presidente de crédito e plataformas da Serasa Experian.
Esses dados indicam que, mesmo com maior renda, muitos brasileiros enfrentam dificuldades para equilibrar o orçamento e evitar o endividamento. Portanto, é essencial manter o controle financeiro e planejamento para reduzir o comprometimento da renda.