Santa Catarina mostra sua força econômica e empresarial no cenário nacional. De acordo com o ranking Brand Finance 2025, divulgado nesta quarta-feira (11), seis marcas que nasceram em solo catarinense estão entre as 100 mais valiosas do Brasil neste ano. O levantamento analisa o valor de mercado das marcas, considerando desempenho, impacto e força no setor em que atuam.
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A Sadia é a mais bem colocada entre as catarinenses, figurando na 10ª posição do ranking geral. Em seguida, aparecem a Perdigão, que manteve a 44ª posição alcançada em 2024, e a Seara, que teve desempenho positivo e subiu nove posições, alcançando o 66º lugar.
Outras empresas do estado também marcaram presença: a rede varejista Havan, agora na 86ª posição, caiu 19 posições em comparação ao ano passado.
Já a tradicional marca de vestuário Hering avançou duas colocações, ocupando o 94º lugar. Por fim, a fabricante de eletrodomésticos Consul aparece na 97ª posição, após perder posições em relação ao ano anterior.
Economia
O estudo destaca o papel das marcas no fortalecimento da economia nacional.
Segundo o relatório, “juntas, as 100 marcas mais valiosas do Brasil somam US$ 79,4 bilhões em 2025”, refletindo um crescimento de 2,7% em relação ao ano passado.
Esse avanço se deve, principalmente, à inovação digital, investimentos em infraestrutura e à adaptação aos novos hábitos de consumo.
Ranking nacional
A liderança do ranking permanece inalterada. O banco Itaú ocupa o primeiro lugar pelo nono ano consecutivo, com valor de marca estimado em US$ 8,6 bilhões.
As demais posições do topo são dominadas por instituições financeiras: Banco do Brasil, Bradesco, Nubank e Caixa Econômica Federal completam o Top 5.
A Brand Finance usa uma metodologia própria para calcular os valores das marcas. O processo considera a força da marca, o impacto no mercado e a performance financeira no segmento em que atua.