Taxa de juros do cartão de crédito rotativo atinge nível mais alto em seis anos e chega a quase 450%, diz BC

Os juros de cartão de crédito rotativo no Brasil atingiram o nível mais alto em seis anos e chegou a quase 450%. Além de pessoas, empresas também estão endividadas. De acordo com o Banco Central (BC), a taxa média de juros cobrada pelos bancos nas operações com cartão de crédito rotativo subiu de 433,3% ao ano, registrada em março, para 447,5% ao ano, em abril.

Em março de 2017, a taxa estava em 490% ao ano, acima da atual. Segundo o economista Roberto Piscitelli, com um total de 190 milhões de cartões ativos e 93 milhões de clientes, representando aumento de 30% em três anos, o risco de que pessoas entrem na lista de inadimplentes é alto, principalmente com a inflação elevada. “Sabemos que o cartão de crédito é o mecanismo mais utilizado pelas pessoas físicas. E é justamente o instrumento de endividamento e que traz mais preocupação por causa das altas taxas de juros e das dificuldades de administrar essas dívidas”, comentou.

O endividamento das famílias atingiu 48,5% em março, com recuos de 0,1% no mês e de 1,3% em 12 meses. No entanto, nas mesmas bases de comparação, o comprometimento de renda aumentou 0,3% no mês e 1,6% em 12 meses, ficando em 27,7%.

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

SC chega a 12 municípios em situação de emergência após temporais

Santa Catarina chegou a 12 municípios em situação de...

Mostra de Dança de Caçador atraiu bailarinos e espectadores da região

Caçador sediou na noite da quarta-feira (2) a primeira...

Mulher perde mais de R$ 27 mil e carro em golpe do amor em SC

Uma moradora de Mafra, no Norte de Santa Catarina,...

Banda e Fanfarra intensificam preparação para o 7 de Setembro em Caçador

A contagem regressiva para o desfile de 7 de...

Novo e-Título já pode ser baixado para as Eleições 2026

A nova versão do e-Título já está disponível para...

Campeonato Municipal de Futsal de Videira entra na reta final; veja os próximos jogos

O Campeonato Municipal de Futsal 2026 de Videira entra...

Iomerê entrega novos equipamentos para fortalecer a agricultura do município

A Prefeitura de Iomerê entregou novos equipamentos para reforçar...

Fachin dá 5 dias para autoridades explicarem crise no STF envolvendo caso Master

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson...