Taxa de juros do cartão de crédito rotativo atinge nível mais alto em seis anos e chega a quase 450%, diz BC

Os juros de cartão de crédito rotativo no Brasil atingiram o nível mais alto em seis anos e chegou a quase 450%. Além de pessoas, empresas também estão endividadas. De acordo com o Banco Central (BC), a taxa média de juros cobrada pelos bancos nas operações com cartão de crédito rotativo subiu de 433,3% ao ano, registrada em março, para 447,5% ao ano, em abril.

Em março de 2017, a taxa estava em 490% ao ano, acima da atual. Segundo o economista Roberto Piscitelli, com um total de 190 milhões de cartões ativos e 93 milhões de clientes, representando aumento de 30% em três anos, o risco de que pessoas entrem na lista de inadimplentes é alto, principalmente com a inflação elevada. “Sabemos que o cartão de crédito é o mecanismo mais utilizado pelas pessoas físicas. E é justamente o instrumento de endividamento e que traz mais preocupação por causa das altas taxas de juros e das dificuldades de administrar essas dívidas”, comentou.

O endividamento das famílias atingiu 48,5% em março, com recuos de 0,1% no mês e de 1,3% em 12 meses. No entanto, nas mesmas bases de comparação, o comprometimento de renda aumentou 0,3% no mês e 1,6% em 12 meses, ficando em 27,7%.

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Sol predomina e temperaturas voltam a subir em Santa Catarina até sexta-feira

O tempo segue firme em Santa Catarina nos próximos...

Câmara de Videira analisa oito projetos em sessão desta terça-feira

A Câmara de Vereadores de Videira realiza, na noite...

Foragido por homicídio em Santa Catarina é preso na Alemanha

Um homem condenado por um homicídio cometido em Santa...

Homem que atacou pai e filho durante churrasco é condenado a 15 anos de prisão

Um homem denunciado pelo Ministério Público de Santa Catarina...

Férias de inverno da rede municipal de ensino de Videira começam em 20 de julho

A Secretaria Municipal de Educação de Videira definiu o...

Hemosc faz apelo por doações para manter estoques de sangue em Santa Catarina

O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina...

TRE-SC vai convocar mesários das Eleições 2026 pelo WhatsApp

A Justiça Eleitoral de Santa Catarina inicia, na próxima...