O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quinta-feira (25) que os EUA aplicarão novas tarifas a partir de 1º de outubro. A medida vai atingir importações de produtos farmacêuticos, caminhões pesados, móveis e artigos de cozinha e banheiro.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
O anúncio foi feito pelo republicano em sua rede Truth Social, justificando a ação como proteção aos fabricantes locais diante de uma suposta “inundação” de produtos importados. Ele também invocou “razões de segurança nacional”.
Segundo Trump, as novas tarifas variarão entre 25 % e 100 %, distribuídas assim:
- Caminhões pesados: 25 %
- Móveis e estofados: 30 %
- Armários de cozinha, gabinetes de banheiro e afins: 50 %
- Produtos farmacêuticos: 100 %
Veja também
Santa Catarina sanciona lei que autoriza aulas de autodefesa feminina nas escolas
Pesquisa revela que 83% dos alunos prestam mais atenção após proibição do celular nas escolas
Produtos farmacêuticos
A tarifa máxima de 100 % valerá para medicamentos de marca ou patenteados. Trump afirmou que essa taxa não será aplicada se a empresa estiver “construindo” fábricas nos EUA. “Estar construindo será definido como ‘início das obras’ e/ou ‘em construção’. Portanto, não haverá tarifa sobre esses produtos farmacêuticos se a construção já tiver começado”, escreveu.
A Pharmaceutical Research and Manufacturers of America (PhRMA) se posicionou contra as tarifas sobre medicamentos. A entidade explicou que muitos ingredientes usados nos fármacos vendidos nos EUA já são produzidos no país, enquanto o restante veio da Europa e de outros aliados americanos.
Caminhões pesados
Para caminhões pesados, Trump impôs tarifa de 25 %. Ele disse que a medida visa proteger fabricantes norte‑americanos da “concorrência externa desleal”. Mesmo assim, não especificou quais modelos serão afetados. Segundo ele, empresas como Peterbilt, Kenworth e Freightliner receberão benefício. “Precisamos que nossos caminhoneiros estejam financeiramente saudáveis e fortes […] por razões de segurança nacional!”, afirmou.
O México lidera as exportações de caminhões médios e pesados para os EUA. Importações desse tipo triplicaram desde 2019. Essas tarifas também podem gerar impacto sobre a Stellantis, que produz vans e caminhões no México, e empresas como Volvo, que investem em novas fábricas no país latino‑americano.
Móveis e itens de cozinha/banheiro
Trump também anunciou tarifas de 50 % para armários de cozinha, gabinetes e itens correlatos, além de 30 % para móveis estofados. “O motivo para isso é a grande ‘INUNDAÇÃO’ desses produtos nos Estados Unidos por parte de outros países”, declarou.
“Trata‑se de uma prática muito injusta. Mas precisamos proteger, por razões de Segurança Nacional e outros fatores, nosso processo de manufatura”, concluiu o presidente.