Rรกdios RBV

TST diz que reforma trabalhista vale para contratos de antes de 2017

A decisรฃo foi tomada por maioria de votos no julgamento realizado nesta segunda-feira (25)

Fonte:
Agรชncia Brasil

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) decidiu nesta segunda-feira (25) que a reforma trabalhista aprovada em 2017 deve ser aplicada a contratos que estavam em curso antes da vigรชncia da lei que regulamentou as mudanรงas.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTรCIAS

A decisรฃo do tribunal confirma que as empresas nรฃo sรฃo obrigadas a manter benefรญcios trabalhistas que foram extintos pela reforma, como o pagamento de horas pelo deslocamento dos trabalhadores atรฉ o local de trabalho (horas in itinere).

O entendimento foi firmado por maioria de votos pelo plenรกrio do TST durante o julgamento sobre a aplicaรงรฃo temporal da reforma, que entrou em vigor em 11 de novembro de 2017, por meio da Lei 13.467/2017.

Conforme a tese vencedora do julgamento, elaborada pelo relator, ministro Aloysio Corrรชa da Veiga, a reforma tem aplicaรงรฃo imediata aos contratos trabalhistas que estavam em vigor.

“A Lei 13.467 de 2017 possui aplicaรงรฃo imediata aos contratos de trabalho em curso, passando a regular os direitos decorrentes de lei, cujos fatos geradores tenham se efetivado a partir da sua vigรชncia”, definiu o tribunal.

Veja tambรฉm

Com Black Friday e Natal batendo ร  porta, consumidores precisam ficar atentosย 

โ€œTaxa das blusinhasโ€ reduz em 40% compras internacionais no Brasil

A tese deverรก ser aplicada a todos os processos semelhantes que estรฃo em tramitaรงรฃo na Justiรงa do Trabalho no paรญs.

O caso concreto que motivou o julgamento trata do processo de uma trabalhadora que processou um frigorรญfico de Rondรดnia para receber pelas horas de deslocamento no รดnibus fornecido pela empresa no perรญodo entre 2013 e 2018.

Com a decisรฃo do TST, as horas devem ser pagas pelo empregador atรฉ 10 de novembro de 2017, um dia antes da entrada em vigor da lei.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notรญcias da nossa regiรฃo.

*Ao entrar vocรช estรก ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

รšltimas Notรญcias

Justiรงa absolve mรฃe acusada de agredir filha em Tangarรก

A Justiรงa absolveu uma mรฃe acusada de agredir a...

Motorista รฉ encontrado morto dentro de carreta em Santa Cecรญlia

Um homem de 56 anos foi encontrado morto na...

Previsรฃo do Tempo: Santa Catarina com sol no final de semana

A previsรฃo do tempo para Santa Catarina neste sรกbado...

Comรฉrcio terรก horรกrio estendido nos prรณximos dois sรกbados

A CDL Caรงador promove neste mรชs duas ediรงรตes do...

Mais Lidas da semana

Padre Wilson Maiorki morre em acidente na BR-280

O padre Wilson Maiorki, com passagens marcantes por Fraiburgo...

Previsรฃo do Tempo: Santa Catarina com sol no final de semana

A previsรฃo do tempo para Santa Catarina neste sรกbado...

Bolsonaro cancela visita a SC e entra em repouso por tempo indeterminado

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) cancelou o compromisso que...

Mulher de 35 anos que morava em Caรงador estรก desaparecida

A famรญlia de uma moradora de Caรงador estรก em...

Conta de luz mais cara: bandeira vermelha segue em julho

A Agรชncia Nacional de Energia Elรฉtrica (Aneel) anunciou que...

Outros Tรณpicos Interessantes