Rádios RBV

Venezuela impõe tarifas de até 77% sobre produtos do Brasil

Governo venezuelano surpreende e taxa exportações brasileiras em até 77%, descumprindo acordo com o Brasil.

Fonte:
Ramon Gabriel | Portal RBV

A Venezuela passou a cobrar, de forma repentina, tarifas de 15% a 77% sobre produtos importados do Brasil, desrespeitando o Acordo de Complementação Econômica nº 59 (ACE-59), assinado no âmbito da ALADI (Associação Latino-Americana de Integração). O pacto previa a isenção de tarifas para centenas de mercadorias comercializadas entre os dois países.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A medida, que entrou em vigor sem aviso prévio, atinge uma ampla gama de produtos brasileiros, como calçados, alimentos, produtos de higiene e limpeza, têxteis e artigos de papelaria. A cobrança surpreendeu exportadores, que não foram previamente notificados.

O governo brasileiro, por meio do Itamaraty e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), cobrou esclarecimentos imediatos de Caracas. Em nota, o MDIC afirmou que “o Brasil não foi comunicado oficialmente sobre a decisão” e que a medida coloca em risco o comércio bilateral, que cresceu nos últimos anos após a reaproximação diplomática entre os países.

Empresários e especialistas alertam para um possível recuo nas exportações e destacam a insegurança jurídica causada pela decisão. Para o setor privado, a quebra do acordo mina a confiança em novas negociações com o país vizinho.

A ALADI ainda não se pronunciou oficialmente sobre a violação do tratado, mas fontes do governo brasileiro indicam que o tema será levado ao bloco em busca de uma solução diplomática e comercial.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Previsão do Tempo: Santa Catarina com final de semana de oscilações

A previsão do tempo para Santa Catarina neste sábado...

Saiba como estão as vítimas do incêndio na lotérica do Floripa Shopping

Na tarde de quinta-feira (24), uma tentativa de incêndio...

Maior quadrilha do golpe do bilhete premiado é presa em SC e PR

Uma das maiores quadrilhas que aplicava o golpe do...

Deputado Pedro Uczai amplia debate sobre orçamento participativo

Em uma iniciativa pioneira, o deputado federal Pedro Uczai...

Mais Lidas da semana

Jovens vítimas de acidente fatal na SC-135 são identificadas em Caçador

Foram identificadas as vítimas do grave acidente ocorrido na...

Previsão do Tempo: Santa Catarina com final de semana de oscilações

A previsão do tempo para Santa Catarina neste sábado...

Agentes de trânsito são agredidos no centro de Videira

Dois agentes do ORTRAVI (Órgão de Trânsito de Videira)...

Dois mortos em acidente entre Caçador e Calmon

Na madrugada deste domingo (20), um grave acidente de...

Empresário de Caçador alerta para impacto da taxação dos EUA

A recente decisão dos Estados Unidos de aplicar uma...

Outros Tópicos Interessantes