O município de Videira se encaminha para encerrar 2025 com desempenho econômico recorde em diversos setores, incluindo comércio exterior, geração de empregos e investimentos.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Segundo o cientista político Caleb Bentes, que analisou os números locais, “Videira se destaca neste final de ano como nunca antes, batendo recordes em todos os setores econômicos”.
O volume de exportações do município cresceu 22,39% no período de janeiro a novembro de 2025, na comparação com o mesmo período de 2024.
Já na geração de empregos, Videira ocupa a 13ª posição entre os municípios catarinenses que mais geraram saldo de empregos até outubro, com 24.586 trabalhadores formais, um número histórico para a cidade.
Veja também
Atletas do Meio-Oeste catarinense participam da 100ª São Silvestre
Novo salário mínimo de R$ 1.621 deve injetar R$ 81,7 bilhões na economia
Bentes ressalta que esse resultado é fruto tanto do cenário econômico nacional e internacional quanto de políticas locais estratégicas.
Lei de inovação e desenvolvimento econômico
Entre as ações municipais que têm impulsionado o desenvolvimento está a recente proposta de lei de inovação e desenvolvimento econômico apresentada pelo Executivo.
“Tive o prazer de fornecer o estudo técnico e recomendar os pilares da nova matriz econômica municipal, que inclui o fortalecimento do setor industrial, foco em exportação, investimentos em ciência e tecnologia e a criação de um fundo municipal de investimento”, explica Bentes.
Segundo ele, essas iniciativas vão garantir competitividade e crescimento sustentável, preparando Videira para ser ainda mais forte até 2030.
O especialista destaca que o município deve começar a colher os frutos dessas políticas já em 2026.
“Além de aumentar o nível tecnológico e produtivo, vamos gerar empregos mais qualificados e tornar nosso setor produtivo mais competitivo. Devemos continuar aproveitando as oportunidades que surgem no mercado internacional”, afirma.






