Você já parou para pensar em quanto paga de impostos em produtos do dia a dia? Pois saiba que mais de 20% do valor do pão francês, aquele mesmo que acompanha o café da manhã ou o lanche da tarde, é destinado a impostos. Exatamente 20,87% do valor do pão francês é tributação embutida, um dado que surpreende e escancara a alta carga tributária no Brasil.
Para tornar essa realidade mais clara à população, o Núcleo do Jovem Empreendedor de Videira, ligado à ACIV, está promovendo ações especiais durante a Semana da Conscientização Tributária. A grande novidade deste ano é a instalação do Impostômetro em pontos estratégicos da cidade, graças a uma parceria com a Lord Mídias, que disponibilizou televisores para a transmissão dos valores em tempo real.
De acordo com Ana Cláudia Pereira, integrante do Núcleo, o objetivo é mostrar de forma transparente quanto já foi arrecadado em impostos:
“Hoje, até o mês de maio, o valor já ultrapassa R$ 1 trilhão em impostos arrecadados no Brasil. É um número que impressiona, principalmente quando comparamos com os retornos que temos em áreas como saúde e infraestrutura”
Você sabia? Mais de 20% do valor do pão francês que você consome é imposto
Programação conta com palestras, debates e ação especial contra o “ferro imposto”
A Semana da Conscientização Tributária em Videira conta com uma série de eventos para informar e envolver a população. Entre as atrações, estão a palestra com Dorival Carlos Borga, ex-prefeito de Videira e empresário, falando sobre sua experiência com a carga tributária e a gestão pública. O evento é aberto ao público, com inscrições pelo Instagram do Núcleo Jovem e será realizado nesta quarta-feira, nas dependências da Unoesc.
Na quinta-feira, 29 de maio, o núcleo realiza a palestra com Júnior, diretor da Cressol, abordando o cenário econômico brasileiro atual. Encerrando a semana, o sábado, 31, será marcado por uma ação especial no centro de Videira e em dois postos da cidade: Posto Cooperpasso e Posto Dois Pinheiros.
Durante o evento, a população poderá ver na prática quanto poderia custar produtos como combustível, chope e carros sem a carga tributária. Haverá promoções e distribuição de produtos com o “valor sem imposto”.
Além dos eventos presenciais, o Núcleo também promoverá uma live no Instagram, com a participação dos especialistas Carlos Alberto Santim (advogado tributarista) e Ed Júnior de Matos, que vão abordar temas como:
Como funciona o sistema tributário brasileiro
Quais são os principais incentivos fiscais disponíveis
O que o cidadão comum pode fazer para cobrar mais transparência e retorno dos impostos pagos
Para Daisy Hoffman, também integrante do Núcleo Jovem, ações como essas têm um impacto direto no desenvolvimento da comunidade:
“Quando entendemos o que estamos pagando e exigimos retorno, contribuímos para uma sociedade mais justa, com mais participação e responsabilidade”