A partir de agosto, empreendedores de Santa Catarina poderão abrir empresas diretamente pelo WhatsApp. A iniciativa vem da Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc), em parceria com o Governo do Estado. O objetivo é impulsionar o empreendedorismo com mais agilidade e menos burocracia.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Segundo o governador Jorginho Mello, “Essa novidade em parceria com a Junta Comercial é para facilitar a vida de quem quer ter a própria empresa. Tudo isso graças à tecnologia e à inteligência artificial. Nossa missão é acabar com toda a burocracia desnecessária, e isso vem dando certo.”
Por meio dessa solução, é possível acessar vários serviços da Jucesc usando apenas o WhatsApp.
Além de abrir empresas, o empreendedor pode consultar processos e emitir certidões. A perspectiva é que mais serviços sejam incorporados nos próximos meses.
Veja também
Santa Catarina tem a menor desigualdade de renda do Brasil
Em 8 meses, a PMSC já capturou mais de 6 mil foragidos da justiça
Como explicou Fernando Baldissera, presidente da Jucesc:
“Com a ferramenta disponível pelo WhatsApp estamos simplificando e, portanto, desburocratizando a economia catarinense. O empreendedor que deseja abrir sua empresa ou acessar um serviço da Junta Comercial poderá fazer de forma automática por meio do aplicativo, tornando, portanto, o processo mais rápido e mais ágil.”
O funcionamento é simples: basta iniciar uma conversa no WhatsApp com o número (48) 3665‑5924 e escolher o serviço desejado.
O sistema da Jucesc conduz a interação de forma automatizada, realiza as perguntas necessárias, coleta respostas e emite o documento oficial.
Nesta etapa inicial, a abertura de CNPJ por meio do aplicativo contempla apenas empreendimentos de micro e pequeno porte, como Empresário Individual (EI) e Sociedade Limitada Unipessoal (SLU).
As certidões simplificadas também já podem ser solicitadas. A Jucesc planeja expandir o leque de serviços futuramente.