O catarinense Tiago Splitter, de 40 anos, acaba de entrar para a história do basquete brasileiro. Ele foi anunciado como técnico interino do Portland Trail Blazers, na NBA, após a prisão do treinador Chauncey Billups, suspeito de envolvimento em um esquema de jogo ilegal de pôquer. Com isso, Splitter se torna o primeiro brasileiro a comandar um time da liga americana.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Splitter chegou ao Portland Trail Blazers oficialmente em 6 de outubro como assistente técnico. “Sou muito grato por tudo o que vivi até aqui e cheio de energia para iniciar uma grande temporada com o Portland Trail Blazers. (…) Vamos com tudo!”, declarou o brasileiro em suas redes sociais.
Nascido em Blumenau, Santa Catarina, Splitter tem uma trajetória de destaque no basquete mundial.
Atuou profissionalmente de 1999 a 2017, fazendo história no basquete espanhol entre 2005 e 2010, e no San Antonio Spurs, onde se tornou o primeiro brasileiro campeão da NBA, em 2014.
Veja também
Trecho da SC-453 entre Ibicaré e Luzerna será interditado por duas semanas
Caixa aposta no digital com lançamento de bet própria até o fim de novembro
Ele também passou por Atlanta Hawks e Philadelphia 76ers, antes de encerrar sua carreira como jogador devido a problemas físicos, incluindo uma cirurgia no quadril em 2016.
Logo após se aposentar, Splitter iniciou a carreira técnica, sendo auxiliar do Brooklyn Nets entre 2019 e 2023 e do Houston Rockets entre 2023 e 2024.

Ele ainda teve experiência na Europa, treinando o Paris Basketball, e atuou como assistente técnico da Seleção Brasileira de Basquete.
Com sua promoção no Portland Trail Blazers, Tiago agora lidera a equipe interinamente, mostrando toda sua experiência e conhecimento.
A expectativa é que ele mantenha o desempenho da franquia e inspire outros brasileiros a seguirem carreiras internacionais no basquete.








