Santa Catarina tem se destacado nos Jogos da Juventude 2025, realizados em Brasília-DF, especialmente na modalidade de ciclismo. A delegação catarinense conta com atletas dos naipes masculino e feminino, vindos de várias regiões do estado, e mostra força e talento nas competições.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
As provas da modalidade incluem quatro disputas técnicas: potência, velocidade, prova por pontos e a aguardada prova de estrada. Cada uma exige habilidades específicas e preparo físico de alto nível, reforçando o excelente desempenho dos representantes do estado.
Logo no primeiro dia de competições dos Jogos, em 10 de setembro, a equipe já começou com conquistas.
A dupla mista formada por João Pedro Piazza e Maria Clara Pessoa garantiu o 3º lugar na somatória de potência máxima, um resultado que reforça o bom preparo da delegação.
Veja também
Atriz caçadorense estreia como protagonista em filme da Globo
Videira recebe Campeonato Catarinense de Vôlei Feminino nesta sexta (12)
No segundo dia, 11 de setembro, foi a vez do videirense Vicenzo Santi Locatelli brilhar na prova de velocidade. Em uma final emocionante, ele garantiu o 2º lugar entre mais de 50 competidores, perdendo o ouro por uma margem mínima.
Como destacou a organização: “menos de meia roda de bicicleta, alguns palmos, separou o campeão do vice”.
Um dos diferenciais da equipe catarinense é sua liderança técnica. A preparação dos atletas está sob o comando da videirense Nayara Santi Locatelli, que tem papel fundamental no desempenho e na evolução dos ciclistas.
Com experiência e dedicação, Nayara é responsável por orientar a equipe nas estratégias e no condicionamento físico.
Chance de novas medalhas
Nos Jogos Escolares Estaduais, quase mil ciclistas participaram da seletiva, com apenas quatro atletas por estado — dois de cada naipe — conquistando vaga para a fase nacional. Isso mostra o quanto foi disputado chegar até aqui.
Ainda restam duas importantes provas pela frente: a prova por pontos nesta sexta-feira, e no sábado, a prova de estrada, especialidade de Vicenzo.
A expectativa de novas medalhas é alta, principalmente porque essas são as provas mais treinadas pelo jovem ciclista de Videira.
Com os Jogos da Juventude se estendendo até o final de semana, o Brasil segue de olho na revelação de novos talentos. Santa Catarina já confirmou sua força no ciclismo e segue como uma das principais promessas de pódio da competição.