Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Falta de árbitros no Parajasc expõe crise na Fesporte

O presidente da Fesporte sugeriu realizar as competições de atletismo e bocha em Jaraguá do Sul, em agosto, para amenizar os danos do cancelamento em Blumenau.

A audiência pública conduzida pela Comissão de Esportes e Lazer da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), realizada nesta quarta-feira (12), teve foco na falta de árbitros no Parajasc que expôs crise na Fesporte – Fundação Catarinense de Esporte, especialmente diante dos recentes contratempos na organização do evento em Blumenau.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

O cancelamento das modalidades de atletismo e bocha paradesportiva devido à ausência de árbitros foi o ponto central de debate, afetando diretamente cerca de 800 atletas que esperavam competir.

Publicidade

Durante o encontro, diversos participantes criticaram a gestão da Fesporte, apontando falta de pessoal, problemas estruturais e déficit orçamentário como causas principais para a crise enfrentada.

A ausência de árbitros foi atribuída a falhas na gestão de recursos humanos da fundação, com acusações de que o presidente da entidade tinha conhecimento prévio dos problemas que resultariam no cancelamento das competições.

Freibergue do Nascimento, presidente da Fesporte, admitiu durante a audiência que a resolução utilizada para o pagamento de diárias aos árbitros é contestada por ser considerada legalmente frágil e inconstitucional.

Ele enfatizou a necessidade urgente de encontrar uma solução para garantir a continuidade do calendário esportivo do estado, evitando novos prejuízos aos atletas e às modalidades esportivas envolvidas.

Veja também

Parajasc adia disputas após impasse com arbitragem

Paratletas e surdoatletas videirenses se destacam no Parajasc

Caçador conquista 9 medalhas e 6 troféus no Parajasc 2024

Os deputados presentes, liderados pelo proponente da audiência, Fernando Krelling (MDB), expressaram preocupação com o impacto negativo que o cancelamento de competições pode ter não apenas para os atletas, mas também para os municípios envolvidos e para o sistema de bolsas-atleta.

Krelling destacou a importância do diálogo entre a Fesporte e as federações esportivas como chave para resolver os impasses existentes e evitar futuras crises.

Representantes das federações esportivas, como Deraldo Opa da Federação Catarinense de Atletismo, e membros do Conselho Estadual do Esporte (CED) também participaram da audiência, reforçando as críticas à falta de comunicação e planejamento da Fesporte. Alziro Golfetto, representante das federações junto ao CED, lamentou a ausência de reuniões e diálogo efetivo com a fundação, enfatizando a necessidade de uma gestão mais transparente e participativa.

Em resposta às críticas, Nascimento propôs a possibilidade de realizar as competições de atletismo e bocha em Jaraguá do Sul, no próximo mês de agosto, como uma forma de remediar parte dos danos causados pelo cancelamento em Blumenau.

Contudo, as perspectivas para o sucesso desses eventos foram recebidas com ceticismo por alguns participantes, que apontaram dificuldades financeiras e desmotivação entre os atletas como obstáculos significativos a serem superados.

Fonte:
ALESC

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Uniarp firma convênio e fortalece presença internacional

A Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp)...

Cidades Sustentáveis em Debate: Desafios e Soluções no Meio-Oeste Catarinense

Cidades sustentáveis têm dominado as discussões sobre meio ambiente...

SC impulsiona alta produção e leva Brasil a zerar importação de cebola

O Brasil não importou cebola em outubro, situação inédita...

Publicação Legal – Prefeitura de Tangará – Aviso de Licitação – Processo Licitatório n. 2/2025 Chamada Pública n. 1/2025

ESTADO DE SANTA CATARINAPREFEITURA MUNICIPAL DE TANGARÁ Aviso de LicitaçãoProcesso...

Hemosc enfrentam estoque crítico de sangue e pedem doações urgentes

Os hemocentros de Santa Catarina enfrentam situação crítica e...

Mais Lidas da semana

Zé Trovão cumpre agenda política em Videira nesta segunda-feira

O deputado federal Zé Trovão (PL), cumpre uma extensa...

Homem mata esposa e filha e comete suicídio em cidade catarinense

Um crime de extrema violência chocou o município de...

Homem morre após levar soco durante desentendimento

Homem morre após levar soco durante desentendimento doméstico ocorrido...

Ônibus de banda catarinense se envolve em colisão e deixa um morto e feridos

Um grave acidente deixou uma pessoa morta e sete...

Quem era a família que morreu no grave acidente na SC-477

Foram identificadas as três vítimas fatais do grave acidente...

Outros Tópicos Interessantes