Foto: Acervo histórico
Em 16 de abril de 1967, a Sociedade Esportiva Perdigão entrou para a história ao conquistar o Campeonato Catarinense de Futebol, tornando-se o primeiro clube do Oeste de Santa Catarina a alcançar esse feito. A vitória aconteceu no Estádio Oscar Rodrigues da Nova, em Joaçaba, contra o Comercial, e garantiu o título estadual de 1966 à equipe de Videira.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Formada por funcionários da Perdigão, a equipe viajava em duas Kombis e, mesmo com recursos limitados, demonstrou talento, união e determinação.
A trajetória começou em 1964, quando um grupo de apaixonados pelo futebol, liderado por Flávio e Fioro Brandalise, se reuniu nas dependências da empresa para fundar a nova equipe.
A primeira diretoria foi formada por Flávio Brandalise (presidente), Silvio dos Passos (vice-presidente), Varteli Trancoso (tesoureiro), Sergio Vargas (secretário), Plauto Grazziotin (diretor de esportes) e Fioro Brandalise (diretor social).
Já no ano seguinte, a Perdigão conquistou o campeonato municipal de forma invicta, o que lhe garantiu vaga no estadual de 1965, onde terminou em quarto lugar.
Veja também
Inscrições para o Programa Universidade Gratuita vão até 23 de abril
Videira gera 335 novos empregos formais em fevereiro de 2025
Em 1966, a equipe repetiu o título municipal e garantiu novamente vaga no Campeonato Catarinense. No zonal Oeste, enfrentou times como Comercial (Joaçaba), Sadia (Concórdia), Guarani (Xaxim), Vasco da Gama (Caçador), Guaycurus (Concórdia), Cruzeiro (Joaçaba) e Atlético (Chapecó). Terminou a fase em primeiro lugar, avançando ao quadrangular final contra Almirante Barroso (Itajaí) e Metropol (Criciúma).
O quadrangular decisivo começou em 12 de março de 1967. A Perdigão venceu o Almirante Barroso por 3 a 0 em casa, empatou fora de casa com o poderoso Metropol e venceu novamente o Comercial por 3 a 0 no Estádio Luiz Leoni.
Na sequência, perdeu por 2 a 0 para o Almirante em Itajaí, mas se recuperou com uma vitória marcante por 2 a 0 sobre o Metropol, diante de um público de cerca de 12 mil pessoas, em Videira.
Na última rodada, enquanto Perdigão enfrentava o Comercial em Joaçaba, Almirante e Metropol se enfrentavam em Criciúma. O time de Videira dependia apenas de si.
O jogo começou movimentado: o jogador Barra Velha abriu o placar para o Comercial, mas Zinho, artilheiro do campeonato, empatou ainda no primeiro tempo. No segundo tempo, Barra Velha marcou novamente de pênalti, dando a vitória para o Comercial e aumentando a tensão.
Sem a comunicação instantânea dos dias atuais, a equipe aguardava com ansiedade o resultado de Criciúma. Lá, Gama abriu o placar para o Metropol, mas Ubirajara empatou para o Almirante.
A pressão seguiu intensa até que, aos 40 minutos do segundo tempo, Idésio marcou para o Metropol, selando a vitória que deu à Perdigão.
O SE Perdigão levou então o título de Campeã Catarinense de 1966.
O histórico título estadual da Sociedade Esportiva Perdigão em 1966 foi conquistado com um elenco formado por atletas dedicados e apaixonados pelo esporte, muitos deles funcionários da própria empresa.
Liderados pelo treinador Fioro Brandalise, o grupo uniu talento, garra e espírito de equipe para fazer história no futebol catarinense.
A equipe contava com os seguintes jogadores:
Esse grupo inesquecível entrou para a história como o primeiro time do Oeste catarinense a conquistar o Campeonato Catarinense.
Muitos nomes do elenco são até hoje lembrados com carinho pelos torcedores de Videira e da região.
Nossas Redes Sociais
A previsão do tempo para Santa Catarina neste sábado (19), indica a presença de muitas nuvens…
A abertura de empresas em Santa Catarina cresceu 31% no primeiro trimestre de 2025 em…
A Prefeitura de Caçador adota novo protocolo de risco na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).…
Homem atacado com motosserra morre no hospital. Ivanei de Almeida, de 42 anos, vítima de…
A Associação Empresarial de Caçador (ACIC) deu início esta semana a terceira turma do Programa…
Polícia Militar prende homem acusado de ameaças e furtos em Lebon Régis, no bairro Núcleo…
This website uses cookies.