Irã descarta participação na Copa do Mundo nos EUA

A decisão ocorreu mesmo após o presidente Donald Trump garantir à seleção iraniana que não haveria impedimentos

O Ministro dos Esportes do Irã, Ahmad Donjamali, anunciou nesta semana que o país não participará da Copa do Mundo nos Estados Unidos, que acontecerá em poucos meses. A seleção iraniana já havia garantido vaga no torneio, mas, segundo Donjamali, a decisão é uma reação política a ações do governo norte-americano.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

“Desde que este governo corrupto assassinou nosso líder, não temos a menor intenção de participar da Copa do Mundo”, declarou o ministro em pronunciamento na televisão.

Publicidade

Ele acrescentou que “medidas malignas” foram tomadas contra o Irã, forçando o país a entrar em “duas guerras” e resultando na morte de milhares de cidadãos.

“Não temos absolutamente nenhuma chance de participar”, completou.

A decisão ocorre após uma conversa entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente da Fifa, Gianni Infantino, na qual Trump garantiu que não haveria impedimentos para a participação iraniana.

Estreito de Ormuz sob alerta

Enquanto isso, o Irã reafirmou que não permitirá a passagem de navios dos EUA pelo Estreito de Ormuz, região estratégica para o comércio mundial de petróleo.

O porta-voz do Comando Conjunto do Exército Iraniano e da Guarda Revolucionária Islâmica, Khatam al-Anbia, afirmou que “nem uma gota de petróleo passará pelo Estreito em benefício dos Estados Unidos e seus aliados”.

Além disso, ele destacou que embarcações americanas, israelenses e de aliados são “alvos legítimos”.

Nas últimas horas, ao menos três navios foram atingidos na região, incluindo o graneleiro Mayuree Naree, de bandeira tailandesa, próximo a Omã, que precisou ser evacuado, embora a tripulação esteja segura.

A UKMTO, autoridade britânica responsável pelo comércio marítimo na área, confirmou que não houve impactos ambientais e que a situação permanece delicada, com a guerra envolvendo Irã, Estados Unidos e Israel intensificando a tensão internacional.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações CBN

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Grandes apresentações marcam a 25ª edição do Fecavi

Videira viveu um fim de semana de intensa movimentação...

Professor particular é denunciado por assédio sexual contra menores no Meio-Oeste

Um professor particular do Meio-Oeste de Santa Catarina foi...

WhatsApp deixará de funcionar em alguns modelos de celulares

O WhatsApp vai encerrar o suporte a diversos modelos...

Sessão da Câmara de Videira tem foco em saúde e infraestrutura

Os vereadores da Câmara de Vereadores de Videira se...

Amimu leva música e emoção aos idosos da Casa Lar São José

A Associação dos Amigos da Música (Amimu) realizou, na...

Videira é campeã da BSL Baska Street League de basquete 3×3

A cidade de Videira foi destaque no cenário esportivo...

Eleitores com deficiência devem atualizar cadastro até 6 de maio

Santa Catarina contabiliza 45.680 eleitores que declararam possuir algum...

Vereador cobra cobertura e bancos no embarque de pacientes do TFD

O vereador Paulo Sérgio Nazário (Soró) voltou a apresentar...