O brasileiro João Fonseca se tornou campeão do ATP 500 da Basileia, na Suíça, neste domingo, 26 de outubro. Aos 19 anos, o carioca venceu o espanhol Alejandro Davidovich Fokina por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/4. Com a vitória, Fonseca se tornou o primeiro brasileiro a conquistar um torneio desse nível, alcançando o título mais importante de sua curta carreira até hoje.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Fonseca também se tornou o segundo mais jovem campeão de um ATP 500, ficando atrás apenas do espanhol Carlos Alcaraz, que venceu em Barcelona e no Rio de Janeiro em 2022 antes de completar 19 anos.
O jovem carioca já havia feito história ao se tornar o primeiro brasileiro a disputar uma final de ATP 500 em simples, torneio criado em 2009 e considerado logo abaixo de Grand Slams e Masters 1000. O campeão recebe 500 pontos no ranking mundial da ATP.
Esta é a segunda conquista de João Fonseca na temporada. Em fevereiro, ele venceu o ATP 250 de Buenos Aires, na Argentina.
Veja também
Prefeituras do Meio-Oeste têm ponto facultativo nesta segunda-feira
Schnitzel com purê e repolho roxo: Essência na Cozinha com sabor de tradição
Com a vitória na Suíça, o brasileiro também entra no top-30 mundial, devendo assumir a 28ª colocação na atualização da ATP, prevista para segunda-feira, dia 27. Esse desempenho já garante a ele status de cabeça de chave no Australian Open de 2026.
Fokina, por sua vez, amarga o quinto vice-campeonato da carreira, sem ainda conquistar um título da ATP. Ele já havia disputado finais em Monte Carlo 2022, Washington 2025, Acapulco 2025 e Delray Beach 2025.

No jogo, Fonseca começou com grande intensidade, abrindo 2 a 0 rapidamente no primeiro set. Com saques precisos e variações inteligentes, o brasileiro controlou o jogo, mesmo após Fokina reduzir o placar.
No segundo set, João repetiu a estratégia, abriu 2 a 0 e, mesmo diante da reação do espanhol, manteve a vantagem e fechou o confronto em 6/4, garantindo o título.
Prêmio
Com a vitória, Fonseca recebe 471.825 euros (aproximadamente R$ 2,9 milhões), o maior prêmio da carreira. Além do valor, o título marcou sua melhor colocação no ranking mundial.
O próximo desafio será o Masters 1000 de Paris, onde Fonseca estreia contra o canadense Denis Shapovalov.







